Newsletter

FTMSP - Newsletter Nº02* - Junho 2020

 

 

Fundação Theatro Municipal de São Paulo
O dia 16 de março de 2020 marcou o início da suspensão das atividades da Praça das Artes e do Theatro Municipal de São Paulo. Uma data triste, mas, sobretudo, desafiadora. A este desafio, a Fundação Theatro Municipal de São Paulo buscou responder de forma inovadora. Ainda em março, lançamos o Projeto Arte Virtual na Praça, uma iniciativa de ensino à distância que envolveu as Escolas de Dança e de Música, e a Orquestra Experimental de Repertório.
Por meio do Arte Virtual na Praça, nossos alunos e bolsistas puderam continuar sua formação, apesar do distanciamento social. Mas não apenas isso, streaming, redes sociais e plataformas de videoconferência serviram não só para nos comunicarmos com nossos alunos e docentes, mas também com toda a sociedade. Neste período, nossas Escolas e Corpos Artísticos produziram lives, aulas abertas e exibições virtuais. E, chamado a participar desse processo junto conosco, nosso público não nos abandonou. As redes sociais das nossas escolas experimentaram não apenas um aumento significativo do número de seguidores, mas, sobretudo, das interações com o público.
São os números do Projeto Arte Virtual na Praça que serão apresentados nesta newsletter. Porém, mais do que indicadores, eles refletem o trabalho árduo e dedicado daqueles responsáveis por manter o Complexo Theatro Municipal de São Paulo de pé nesses tempos adversos: nossos artistas, alunos, docentes e demais colaboradores. Em momento de insegurança e falta de perspectiva, cabe à Arte nos dar esperança e oferecer saídas. Foi o que buscamos fazer durante esse período e assim continuaremos, porque a Arte, como a vida, não pode parar.

 

Escola de Dança de São Paulo
A equipe e os alunos da Escola de Dança de São Paulo chegam ao final do semestre com muitas conquistas a comemorar. Esta primeira etapa do Projeto Arte Virtual na Praça foi de meses desafiadores de muito trabalho, paciência, aprendizado mútuo e principalmente empatia e resiliência. Durante este período, nosso corpo docente, composto de 28 professores e 11 músicos trabalhou arduamente para manter o calendário de aulas em dia durante a quarentena. E este trabalho deu frutos: 339 alunos ativos em todas as disciplinas. Foram 504 aulas online no Facebook, 91 aulas por streaming e 31 aulas abertas ao público pelo perfil da escola no Instagram. Além das aulas, a escola também promoveu 9 reuniões por videoconferência com pais e alunos.
Este trabalho árduo da equipe resultou em 341 materiais didáticos teóricos, disponibilizados nos grupos do Facebook, preparados cuidadosamente para amparar e complementar os conteúdos de cada nível. Assim, nossos alunos puderam conhecer e estudar variados assuntos relacionados à dança, seus criadores, suas relações e sua história. Neste período, a EDASP também disponibilizou materiais teóricos para o grande público, através do perfil no Instagram¹, ampliando seu alcance e firmando a conexão da escola com a sociedade.
Com estas ações de aproximação com o público externo, as redes sociais da Escola tiveram um crescimento de seguidores passando de 13.417 para 13.485 no Facebook e de 13.180 para 15.345 no Instagram, possibilitando 8.782 e 39.972 interações nessas redes, respectivamente. Assim, chegamos até aqui com o sentimento de gratidão presente, pois a parceria das famílias e o engajamento dos alunos e equipe foram determinantes para o bom andamento deste trabalho, mantendo sempre a qualidade do ensino e possibilitando aos alunos a continuidade de seus aprendizados em Dança.

 

 

Escola Municipal de Música
A suspensão das atividades presenciais pegou a todos de surpresa, não foi diferente com a nossa Escola Municipal de Música. Para fazer frente ao desafio de manter nossas atividades em tempos de distanciamento social, toda a equipe da EMM mergulhou de cabeça no Projeto Arte Virtual na Praça. Rapidamente, a Escola se adaptou à nova realidade para proporcionar ensino de qualidade em ambiente online. A falta de contato físico é um grande desafio no estudo da Música. Porém, nossa equipe de colaboradores não mediu esforços ao buscar recursos digitais que pudessem suprir o distanciamento entre alunos e docente. Vários aplicativos e plataformas foram testados, alunos e professores foram sempre consultados. Ao fim, a Escola se adaptou rapidamente à nova realidade.
Durante esses meses, nosso corpo docente composto de 77 profissionais trabalhou, com segurança, de suas casas, atendendo a 683 alunos em 7.100 aulas on-line individuais e coletivas. Nossos alunos mantiveram suas aulas de instrumento ou canto individuais, matérias teóricas coletivas, além de permanecerem ativos nos estudos de grupos de música de câmara, coros, orquestras ou banda, e matérias optativas. Atividades essas que foram transmitidas em 97 salas virtuais, e 9 vídeo-tutoriais feitos pelos nossos professores. Nenhuma atividade foi suspensa.
Para que o público externo pudesse se manter próximo à Escola, intensificamos nossas ações nas redes sociais. Foram 10 vídeos da nossa “Retrospectiva da Semana” publicados no Instagram e a edição de 10 Lives EMM², um espaço virtual onde nossos professores conversam sobre carreira e a docência, além de compartilhar vídeos e fotos relembrando³ concertos antigos para amenizar a saudade de nossas apresentações.
Todo esse empenho rendeu um ótimo retorno de nossos alunos e do corpo docente. E, o mais importante, aproximou a Escola da sociedade. Neste período, as redes sociais da EMM tiveram um aumento significativo nas métricas de suas redes sociais, que passaram de 17.241 seguidores para 17.774 no Facebook?, e de 6.199 para 7.338 no Instagram?, possibilitando 22.370 e 143.600 interações nessas redes, respectivamente. Os tempos são desafiadores, mas a EMM segue firme no seu propósito de oferecer formação musical de qualidade aos seus alunos, como deve ser.

 

Orquestra Experimental de Repertório
Imersa no Projeto Arte Virtual na Praça, a OER se engajou em intensa atividade on-line, ensaios de naipe, 4 reuniões de estudo de repertório por mês, reuniões do Maestro Jamil com toda a orquestra, edições e produções de vídeos durante este período de isolamento.Os naipes da OER tiveram um grande esforço em realizar ensaios, tivemos 48 vídeos de ensaio de naipe. Só no mês de junho, o naipe de violinos se empenhou arduamente nos ensaios, efetuando a gravação de 239 videos, junto com a edição do Cânon de Johann Pachelbel, que teve um resultado belíssimo que pode ser conferido aqui ?. Estiveram envolvidos nesse trabalho os 83 instrumentistas pré-profissionais da Orquestra, além dos 16 monitores, o Maestro Titular, o Maestro Assistente e toda a equipe técnica-administrativa, somando um total de 106 pessoas.
Neste período de pandemia, os laços da OER com a Escola Municipal de Música - EMM se mantiveram fortes. Com os maestros e monitores da Orquestra prestando assessoria, desta vez online, aos maestros e integrantes das Orquestras Sinfônicas Jovem Municipal e Infanto-Juvenil. Todo esse trabalho continua a ser acompanhado de perto pelo Regente Titular da OER, o Maestro Jamil Maluf. Os resultados dessa interação se refletem na quantidade de músicos da OER que ainda são ou já foram alunos da EMM, aproximadamente 30%.
E para fortalecer os laços da OER com o público externo, a Orquestra criou no mês de junho, sua conta oficial no Instagram OER Em Movimento?, uma estreia com sucesso de público, que em duas semanas já soma mais de 500 seguidores. E uma ponte a nos aproximar ainda mais do nosso público, atualmente recluso.
Essa pandemia nos impôs uma série de obstáculos, isolamento social, ensino à distância, inexperiência com o mundo digital, mas a OER vem superando cada um deles com as características que marcam nossa trajetória de 30 anos: reinvenção e qualidade.

 

Theatro Municipal amplia iniciativas on-line de cunho pedagógico
Em tempos de pandemia, o Theatro Municipal amplia as iniciativas pedagógicas digitais. Com uma seleção de obras tradicionalmente exigidas em provas e concursos, o projeto Solistas Digitais, com a pianista da Orquestra Sinfônica Municipal, Cecília Moita, disponibiliza a base instrumental para estudo de 11 instrumentos. Mais de 360 músicos já acessaram o conteúdo, que está disponível no nosso site?.
A equipe de Direção de Palco do Theatro Municipal produziu durante este período uma série de vídeos didáticos sobre a produção de uma ópera, abordando temas como: o que é a direção de palco, o uso da partitura e as etapas para a execução do projeto. Dois episódios são liberados quinzenalmente no nosso canal do YouTube? e os 4 primeiros já estão no ar.
Além dos vídeos, também está disponível o bate-papo sobre formação, parte do projeto Entreato, com Adriana Schincariol, violista da Orquestra Sinfônica Municipal, e Isabelle Menegasse, trompista da Orquestra Experimental de Repertório, que já teve mais de 3 mil visualizações no nosso Instagram¹?.
Todos esses projetos fazem parte do Municipal Online, programação digital gratuita disponível neste período. O Theatro Municipal de São Paulo é seu e de todos nós. E isso não muda, mesmo enquanto permanece fechado.

 

Links:


1 - EDASP- Instagram - @edaspftm - https://www.instagram.com/edaspftm/

2 - EMM - Lives EMM com Érica Hindrikson e Marizilda Hein - https://www.instagram.com/tv/CB1C7d8nLo_/?igshid=1s5w0hyfkpy1y

3 - EMM - TBT de 50 Anos da OSJM - https://www.instagram.com/p/CBTzBZ8na62/

4 - EMM - Facebook - https://www.facebook.com/escolamunicipaldemusicadesaopaulo

5 - EMM - Instagram @emmsp https://www.instagram.com/emmsaopaulo/

6 - OER - Violinos da Orquestra Experimental de Repertório apresentam: Canon, de Pachelbel - https://www.youtube.com/watch?v=D-38cVWNAAU

7- OER- Instagram dos músicos da OER - OER em Movimento - @orquestra.experimental https://www.instagram.com/orquestra.experimental/

8 - TM - Curso Solistas Digitais - https://theatromunicipal.org.br/pt-br/solistas-digitais/

9 - TM - Cursos de Direção de Palco em Ópera - https://www.youtube.com/watch?v=ks7bgs7rvb4&list=PLyxCwTrZhG8hV7m-6UJcw-1yn94vNM9Xq

10- TM - Live Entreato: Formação em música, com Adriana Schincariol e Isabelle Menegasse https://www.instagram.com/p/CBl6tAAHmeP/

Siga nossas redes:

Youtube:

Fundação Theatro Municipal de São Paulo - https://bit.ly/YoutubeFTMSP

Theatro Municipal - https://theatromunicipal.org.br/pt-br/

Instagram:
@theatromunicipal
@pracadasartes
@edaspftm
@emmsaopaulo
@orquestra.experimental