Comunicado: Retorno Gradual de Atividades Presenciais Administrativas

Na expectativa de que estejam todos bem, a Fundação Theatro Municipal de São Paulo informa que desde meados do mês de maio foi criado um Grupo de Trabalho, que somou esforços de colaboradores da FTM e do Instituto Odeon, para desenvolver o Protocolo de Retorno das Atividades do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, conforme as orientações da Organização Mundial da Saúde e da Prefeitura Municipal de São Paulo.

O Protocolo de Retorno das Atividades abrange todas as providências sanitárias necessárias para garantir a segurança dos colaboradores e está em consonância com o Plano de Retomada da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, além da avaliação do INCOR/HC.

Considerando as peculiaridades dos grupos artísticos e dos grupos educativos, foram desenvolvidos protocolos específicos para cada grupo com base em vasta pesquisa de protocolos internacionais e em sintonia com o Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto.

Da mesma forma foram desenvolvidos protocolos para as equipes técnicas, administrativas e para o púbico.

Sendo assim, a Fundação iniciará gradualmente a retomada presencial dos trabalhos administrativos na Praça das Artes, ainda no mês de agosto.

Quanto às atividades das escolas e dos corpos artísticos, por ora, serão mantidas de maneira virtual respeitando as subfases do planejamento da retomada da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Vale ressaltar que no primeiro semestre as atividades virtuais das escolas foram supreendentemente exitosas quanto à abrangência das aulas e alunos,e, os trabalhos virtuais dos corpos artísticos tiveram um alcance e qualidade superadas, por esforço e mérito de todas as equipes.

Mais informações acerca deste processo de retorno às atividades devem ser lançadas nos próximos dias. É importante reforçar que neste primeiro momento, retornam apenas as atividades presenciais administrativas. O nosso foco é a garantia de um ambiente de trabalho seguro para as equipes e para os corpos artísticos. É com este norte que optamos por uma retomada parcial e pela manutenção das práticas virtuais dos corpos artísticos e educativos.Contamos com a colaboração de todos para que possamos voltar às atividades no tempo adequado e com segurança.

Atenciosamente,

Maria Emilia Nascimento
Direção Geral
Fundação Theatro Municipal de São Paulo