Programa Vocacional

Programa de formação artística que tem como objetivo a instauração de processos artísticos e pedagógicos entre artistas orientadores(as), jovens e adultos a partir dos 14 anos. Desenvolve atividades relacionadas a diversas linguagens (artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música e teatro) com a finalidade de promover formação, ação e reflexão sobre a prática artística, a cidadania e a ocupação dos espaços públicos da cidade.

O Vocacional atua de forma descentralizada em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura, CEUs e espaços parceiros visando a ampliação e fortalecimento do programa em territórios periféricos em parceria com diferentes setores da cidade.

A atuação se dá por meio de encontros semanais de orientação artística que estabelecem um lugar de diálogo entre Artista Orientador(a) e Artista Vocacionado(a)(público atendido), seus históricos e realidades. Busca-se, nestes processos, por novas formas de criação, de convivência e de transformação. Além dos encontros, o Programa promove ações culturais complementares, atividades de vínculo e intervenção nos territórios da cidade que se relacionam e expandem os processos artístico-pedagógicos com as turmas e/ou grupos atendidos.

O Vocacional atua desde 2001 na cidade de São Paulo sob a gestão da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e desde 2003 em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).

O Vocacional é fundamentado pela ideia de cidadania cultural e tem como princípios: Atuação como "mestres ignorantes", em que artista orientador(a) e artista vocacionado(a) sa?o pesquisadores(as) em uma relac?a?o mu?tua de ensino e aprendizagem; Nomadismo, em uma conti?nua investigac?a?o arti?stico-pedago?gica a partir de deslocamentos e dia?logos, desarranjos de estruturas ja? fixadas de conceitos, fazeres arti?sticos e de cidade; Forma e conteúdo, investigar as relações que emergem nas construc?o?es e processos arti?sticos do Programa; Apreciac?a?o, questionar e expandir as formas de apreciac?a?o de um ato criativo, desenvolver a imaginac?a?o, ampliar a escuta, pensar a produc?a?o de um corpo mais sensi?vel; Ac?a?o Cultural, ac?o?es capazes de criar, refletir e elaborar estratégias para que pessoas, grupos e coletivos artísticos possam inventar suas próprias trajetórias nos universos culturais; Memória do processo, construir narrativas de processos por meio de registros que o tornem coletivamente consciente, a partir de vários pontos de vista sobre o mesmo processo, procurando mapear a ac?a?o do Programa nos territo?rios.

Links úteis:

https://linktr.ee/programavocacional
https://www.instagram.com/programavocacionaloficial/


Dúvidas ou informações:

http://formacaoartecultura.blogspot.com.br/

divform.midias@gmail.com

(11) 3397.0167 / 3397.0166