Teatros Cacilda Becker e Zanoni Ferrite recebem "2011 em Cena"

São 11 peças ao todo, direcionadas ao público adulto e infantil, cujas apresentações acontecem entre os dias 2 e 18 de dezembro, com entrada franca

Share/BookmarkCompartilhe

Os Teatros Cacilda Becker, na zona oeste, e Zanoni Ferrite, na zona leste, recebem, entre os dias 2 e 18 de novembro, o projeto “2011 em Cena”, que apresenta 11 espetáculos de destaque dos palcos paulistanos neste ano. São seis peças infantis e cinco destinadas ao público adulto, todas com entrada franca.

Entre as montagens para adultos, está “Um Dia Ouvia a Lua”, da Cia. Teatro da Cidade, encenada no Teatro Zanoni Ferrite, entre os dias 9 e 11. Vencedora do Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro, a peça tem dramaturgia assinada por Luís Alberto de Abreu e foi inspirada em três famosas composições da dupla sertaneja Tonico e Tinoco. “O autor foge do óbvio ao trabalhar o texto a partir do ponto de vista feminino, invertendo as condições hoje consideradas machistas dessas canções”, afirma Cláudio Mendel, codiretor do espetáculo. A peça conta ainda com músicas interpretadas ao vivo. “Os próprios atores se encarregam de tocar e cantar trechos de ‘Adeus Morena’, ‘Cabocla Tereza’ e ‘Rio Pequeno’, ilustrando a história contada no palco e também convidando o público a cantá-las”, conta Mendel.

Já o público infantojuvenil pode conferir, entre outras peças, “A Cortina da Babá”, encenada pelo Grupo Sobrevento e indicada em seis categorias ao Prêmio Femsa de Teatro Infantil e Jovem. “O espetáculo é todo trabalhado por meio da técnica chinesa do teatro de sombras. As pessoas se encantam com as cores das silhuetas e muitos acreditam até tratar-se de mágica”, conta a diretora Sandra Vargas. Inspirada em um texto de Virginia Woolf e traduzida por Ruth Rocha, a peça conta a história de uma babá que costura em uma cortina alguns animais que, aos poucos, ganham vida. “Fizemos de tudo para transportar os devaneios de Virginia para a montagem de maneira fiel, só acrescentamos uma criança em cena”, conta a diretora. As apresentações ocorrem no Teatro Cacilda Becker, nos dias 17 e 18.

Serviço:

/Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa, Zona Oeste| tel. 3864-4513.

/Teatro Zanoni Ferrite. (dentro da Biblioteca Paulo Setúbal). Av. Renata, 163, Vila Formosa, Zona Leste | Tel.: 2216-1520

Entrada Franca. Retirar ingressos, até dois por pessoa, uma hora antes. Na seção de teatro infantojuvenil, há peças desta mostra dirigidas às crianças


Veja a Programação Completa

Adulto

DIÁRIO BALDIO
Barracão Teatro. Texto: Esio Magalhães, Gabriel Bodstein, Guga Cacilhas e Tiche Vianna. Dir.: Tiche Vianna. Com Esio Magalhães e Gabriel Bodstein. Participação: Fernando Fubá. 90 min. +16 anos.
Em um beco, Lady, um ser meio homem, meio mulher, vive um mundo próprio até conhecer um grotesco bufão que a faz repensar esse isolamento.
| Teatro Cacilda Becker. Dias 2 e 3, 21h. Dia 4, 19h

UM DIA OUVIA A LUA
Cia. Teatro da Cidade. Texto: Luís Alberto de Abreu. Dir.: Eduardo Moreira. Dir. musical: Beto Quadros. Com Adriana Barja, Ana Cristina Freitas, Andréia Barros e outros. 70 min. +12 anos.
Três canções gravadas pela dupla sertaneja Tonico & Tinoco foram inspiração para o espetáculo, que narra os dramas e conflitos de três mulheres na busca pelo verdadeiro amor.
| Teatro Zanoni Ferrite. Dias 9 e 10, 20h. Dia 11, 19h

A IDADE DA AMEIXA
N.I.Te. (Núcleo de Investigação Teatral). Texto: Arístides Vargas. Tradução: Mario Viana. Dir.: Luiz Valcazaras. Com Gabriela Elias e Nathalia Lorda. 60 min. +14 anos.
Duas atrizes dão vida a oito personagens que habitam as memórias femininas de um casarão rodeado pelas sombras das ameixeiras.
| Teatro Cacilda Becker. Dias 9 e 10, 21h. Dia 11, 19h

A ÁRVORE SECA
Texto: Alexandre Sansão. Dir.: Antonio Vanfill e Leandro Goddinho. Com Ester Laccava. 50 min. +12 anos.
Do nascimento à velhice, a personagem narra sua vida pautada por momentos de felicidade extraídos de pequenos fatos do cotidiano.
| Teatro Cacilda Becker. Dias 16 e 17, 21h. Dia 18, 19h

Infantojuvenil

CANÇÃO DE AMOR EM ROSA
Dir. cênica, musical e texto: Fernanda Maia. Com João Bourbonnais, Bárbara Boonie, Lourdes Gigliotti e outros. Músicos: Alberto Menon Sodré, Flavio Rubens Machado Jr. e Marcio Modesto Homem. 60 min. +6 anos.
História de amor entre o sambista Chico e Isabel, cuja tia quer que ela se case com um comendador rico. A encenação é embalada pelo repertório de Noel Rosa, com canções como “Pierrot Apaixonado” e “Com que Roupa”.
| Teatro Cacilda Becker. Dias 3 e 4, 16h

PEQUENO POLEGAR CAPOEIRA
Cia. Articularte. Dir. e adaptação: Dario Uzam. Com Renato Bego, Luiza Andrade, Paulo Mendonça e Surley Valério. 51 min. Livre.
Cinco crianças brincantes fazem de conta que imitam um casal vizinho que só consegue ter filho por meio de magia. Assim nasce Polegar, uma criança muito pequena que sempre se envolve em dificuldades.
| Teatro Zanoni Ferrite. Dias 10 e 11, 16h

LOGUN – EDÉ
Grupo Pé de Moleque. Texto: Bruno Gavranic. Dir.: Dagoberto Feliz. Composição e dir. musical: Di Ganzá. Com Carlos Alberto Júnior, Claus Xavier, Graciela Soares e outros. Músicos: André Fabiano, Éder Francisco, João Nascimento e outros. 75 min. Livre.
Ópera iorubá sobre o orixá adolescente, filho de dois mundos distintos, que reflete em sua figura características de seus pais, enquanto busca sua identidade, transformando os padrões estabelecidos. 
| Teatro Cacilda Becker. Dias 10 e 11, 16h

PÉS DESCALÇOS
Morpheus Teatro. Texto e dir.: Verônica Gerchman. Com Verônica Gerchman, João Araujo, Dani Boni e Luana de Lucca. 55 min. Livre.
Em um tanque de areia, de pés descalços, menino tímido e menina falante criam um mundo próprio.
| Teatro Zanoni Ferrite. Dias 17 e 18, 16h

A CORTINA DA BABÁ
Grupo Sobrevento. Texto: Virginia Woolf. Dir.: Sandra Vargas e Luiz André Cherubini. Dir. musical: Pedro Paulo Bogossian. Atores-manipuladores: Anderson Gangla, Giuliana Pellegrini e J.E.Tico. 50 min. Livre.
Cortina ganha vida quando a babá que a costura adormece.
| Teatro Cacilda Becker. Dias 17 e 18, 16h