Festival e Mostra do Núcleo Vocacional apresentam mais de 160 espetáculos em 70 pontos da cidade

Fechando os projetos do Núcleo Vocacional realizados durante o ano de 2011, “Festival Programa Vocacional 2011” e “Mostras Vocacional 2011” acontecem em novembro e dezembro

Share/BookmarkCompartilhe

Os projetos do Núcleo Vocacional oferecem atividades de dança, música, artes visuais e teatro para interessados com mais de 14 anos de idade. As aulas de iniciação artística e as orientações de montagens acontecem em diversos equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Educação. Uma equipe de artistas-orientadores atua como agentes culturais em bairros da cidade.

Encerrando os projetos deste ano, o Núcleo Vocacional apresenta o Festival Programa Vocacional 2011, que contará com trabalhos de artistas-vocacionados e seus artistas-orientadores, além de coletivos que já foram orientados pelo programa. Para o evento, foram selecionados os trabalhos que mais se destacaram durante o ano. Os espetáculos ocorrerão nos dias 1º, 5 e 6 de novembro, com entrada franca, na Galeria Olido e no Espaço Cultural Tendal da Lapa.

O ator e diretor Elias Andreato encena seu monólogo “Doido”, na abertura do evento. A peça, inspirada na obra de grandes filósofos como Shakespeare, Tchecov e Dante, será encenada no dia 1º de novembro, às 20h, na Galeria Olido. 

Na peça, Andreato fala de amor e arte na busca por perpetuar momentos de lucidez e loucura, enquanto o ator tenta manter-se vivo em seu habitat, o teatro. “Eu acumulo diversas funções no palco, mas antes de mais nada sou um intérprete. O exercício de dirigir e roteirizar, por exemplo, vem da necessidade de colocar minhas ideias em prática”, afirma.

A partir dos dias 5 e 6 de novembro, das 13h às 22h, serão apresentados os grupos orientados pelo Programa Vocacional, no Tendal da Lapa. Durante os dois dias, serão apresentados simultaneamente diversos trabalhos, em espaços do local, como o Espaço Rua, Espaço Circo, Espaço Convencional e Espaço Externo. 

Entre 5 de novembro e 11 de dezembro, finalizando as atividades do Programa Vocacional 2011, acontecerão mostras gratuitas dos Projetos Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, Aldeias, Vocacional Apresenta, Piloto Interlinguagens e Encenação. As apresentações incluem trechos de coreografias e de peças, vivências corporais e trabalhos realizados em aula durante o ano. Serão apresentados mais de 120 processos artísticos em 70 pontos da cidade de São Paulo, entre eles as Bibliotecas Municipais, o Centro Cultural Ruth Cardoso, os Teatros distritais, a Galeria Olido e os CEUS.

Confira a programação completa aqui.