Teatros trazem 13 montagens de países lusófonos

A abertura do evento, que é inteiramente gratuito, acontece dia 8 de novembro


Share/BookmarkCompartilhe

Os Teatros João Caetano, na zona sul, Cacilda Becker, na oeste, e Zanoni Ferrite, na leste, recebem durante 13 dias consecutivos o 6º Circuito de Teatro em Português. O evento reúne espetáculos teatrais de países que falam a língua portuguesa.

A programação conta com representantes africanos: Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola e Cabo Verde; um do sudeste da Ásia: Timor Leste; um grupo da Galícia (Espanha); além do Brasil e Portugal. “O circuito é resultado de diversas colaborações entre todos os países envolvidos e proporciona um conhecimento lusófono muito importante”, afirma Creusa Borges, gestora e diretora artística do evento, ao lado de Rui Madeira.

Segundo ela, o principal objetivo é discutir a política de intercâmbio. “Cada peça traduz um pouco da realidade de seu país. Isso proporciona um contato cultural incrível tanto para os atores das companhias quanto para o público”. Encabeçado por Brasil e Portugal, o projeto celebra também o Mês da Consciência Negra com a participação maciça das companhias africanas. Depois de passar por São Paulo, o circuito seguirá para o Paraná. “Durante muito tempo, a ligação cênica entre países de língua portuguesa foi esquecida. O projeto abre caminho para uma aproximação cultural e linguística”, afirma Creusa.

A abertura está marcada para dia 8, com a peça “Velho Palhaço Precisa-se”, de Portugal. No texto, três velhos artistas de circo relembram seu passado enquanto aguardam para serem chamados em uma audição de emprego. O encerramento acontece dia 20, Dia da Consciência Negra, com a apresentação do espetáculo “Um Punhado de Terra”, também de Portugal. A história gira em torno de um escravo negro que chega a uma terra que nunca ouviu falar.

Para assistir às encenações, gratuitas, deve-se retirar ingresso uma hora antes.

Serviço:

/Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa, Zona Oeste. Tel. 3864-4513.

/Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino, Zona Sul. Tel. 5573-3774 e 5549-1744.

/Teatro Zanoni Ferrite. (dentro da Biblioteca Paulo Setúbal) Av. Renata, 163, Vila Formosa, Zona Leste. Tel.: 2216-1520.

Veja a Programação Completa:

VELHO PALHAÇO PRECISA-SE
Teatro Extremo (Portugal). Texto: Matéi Visniec. Versão portuguesa: José Henrique Neto. Dir.: Joseph Collard e Fernando Jorge Lopes. Com Fernando Jorge Lopes, José Henrique Neto e Rui Cerveira. 105 min. +12 anos.
Respondendo a um anúncio de emprego, três velhos palhaços reencontram-se em uma sala para fazerem audição. Enquanto aguardam, relembram o passado cheio de humor e sarcasmo.
| Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. Dia 8, 21h

HOTEL KOMARKA
Henrique Artes (Angola). Dir.: Flavio Ferrão. Com Adilson Vunge, Ailton Silvério, Suelma Mario e outros. 90 min. +18 anos.
Sonhos e medos de sete detentos que desejam ardentemente fugir da prisão de alta segurança em que se encontram.
| Teatro João Caetano. Zona Sul. Dia 9, 21h

O FALAR NON TEM CANCELAS
Abrapalabra (Galícia/Espanha). Texto e interpretação: Cándido Pazó. 75 min. Livre.
O comediante apresenta histórias de sua criação ou da tradição oral galega, tendo a palavra como principal elemento cênico.  
| Teatro Zanoni Ferrite. Zona Leste. Dia 10, 21h

OKINKA PAMPA
Os Fidalgos (Guiné-Bissau). Dir.: Mussa Camara. 60 min. Livre.
História da mulher que tem de assumir o trono deixado por uma rainha e de um rapaz que se recusa a abandonar o posto de sentinela.
| Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. Dia 11, 21h

O INTRUSO
Cia. Burbur (Cabo Verde). Dir.: Rui Duarte. Com Odete Môsso, Flávio Hamilton, José Évora e Pedro Carvalho. 60 min. +12 anos.
Após a morte do pai, a família lida com essa perda de diferentes formas.
| Teatro João Caetano. Zona Sul. Dia 12, 21h

ÚLTIMO ATO
CTB - Companhia de Teatro de Braga (Portugal).
Texto: Anna Langhoff, Alexej Schipenko e Rui Madeira. Tradução: Helena Guimarães e Regina Guimarães. Com Solange Sá, Carlos Feio, Rogério Boane e outros. 50 min. +16 anos.
Retrato cruel e cômico sobre as relações de poder nas artes cênicas, revelando práticas e cultura teatrais e o entendimento ou desconhecimento que se faz delas.
| Teatro Zanoni Ferrite. Zona Leste. Dia 13, 19h

O REI DO OBÔ
Os Parodiantes da Ilha (São Tomé e Príncipe). Dir.: Ayres António Major. Com Marta Quaresma, Adelina Lima, Antónia Silva e outros. 90 min. +14 anos.
Em uma lavoura de cacau, ocorre uma revolta de escravos ao mesmo tempo em que um colono procura por um rei, que é morto mais tarde.
| Teatro João Caetano. Zona Sul. Dia 14, 21h

A PATENTE
Cia. de Teatro de Sintra (Portugal). Texto: Luigi Pirandello. Dramaturgia: Manuel Sanches. Dir.: João de Mello Alvim. 60 min. +12 anos.
Ao estilo pirandelliano, o espetáculo mostra atores que ora rejeitam as personagens ora desejam muito interpretá-las.
| Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. Dia 15, 21h

O PERCURSO
(Timor Leste). Dir. e interpretação: José Amaral. 45 min. +6 anos.
Três fases da vida de um jovem aldeão timorense pertencente à língua Mambae, uma das mais de 15 faladas em todo o território nacional do Timor Leste.
| Teatro Zanoni Ferrite. Zona Leste. Dia 16, 21h

A CAVAQUEIRA DO POSTE
Grupo Lareira (Moçambique). Texto: Sérgio Mabombo. Dir.: Elliot Alex. Com Sérgio Mabombo e Diaz Santana. 60 min. +12 anos.
No poste onde habitam, um cego e um homem sem um braço discutem sobre as causas da miséria no mundo, enquanto aguardam a visita de um milionário.
| Teatro João Caetano. Zona Sul. Dia 17, 21h
 
QUANDO AS MÁQUINAS PARAM
Grupo Harém de Teatro (Brasil). Texto: Plínio Marcos. Dir.: Fernando Jorge Lopes. Com Marlenildes Lima da Silva, Francisco Antonio Vieira e Francisco Pellé. 65 min. +12 anos.
O marido, corintiano fanático, encontra-se desempregado e rejeita essa situação. Uma gravidez inesperada aumenta os conflitos do casal. 
| Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. Dia 18, 21h

SICRANO DE BERGERAC
Cine Teatro Constantino Nery (Portugal). Texto: Jorge Louraço. Dir.: Luisa Pinto. Com Catarina Santos, João Costa, Ricardo Correia e outros. 60 min. +12 anos.
Adaptação do clássico de Edmond Rostand. Em uma cidade portuguesa, mesclam-se personagens de televisão, como taxistas, prostitutas, ladrões, cantores e atores da noite.
| Teatro João Caetano. Zona Sul. Dia 19, 21h

UM PUNHADO DE TERRA
Teatro Art’Imagem (Portugal). Texto: Pedro Eiras. Dir.: José Leitão. Com Flávio Hamilton. 50 min. +10 anos.
Saga de um escravo negro trazido à força da África para uma terra da qual nunca ouviu falar.
| Teatro Zanoni Ferrite. Zona Leste. Dia 20, 19h