Gero Camilo interpreta Van Gogh em monólogo

Peça teatral “A Casa Amarela” estreia dia 23, no Teatro Cacilda Becker

Share/BookmarkCompartilhe

“Ele me traz identidade artística”. É dessa forma que o ator e dramaturgo Gero Camilo expressa sua admiração pelo pintor Vincent Van Gogh (1853-1890), a quem interpreta no monólogo “A Casa Amarela”, em cartaz a partir do dia 23 no Teatro Cacilda Becker.

Segundo o autor, o interesse que cultiva pelo artista plástico holandês é muito antigo. “Foi na adolescência que tive o primeiro contato com as cartas que ele escrevia, e me identifiquei imediatamente com seu processo literário”, conta. “A partir de então, sempre pensei em fazer uma peça dedicada a ele. Na verdade, o espetáculo é um projeto de anos que se concretizou somente agora.”

O texto é uma reflexão sobre o sonho de Van Gogh em organizar uma comunidade de artistas na cidade de Arles, no sul da França. A casa, que leva o nome da peça, foi inaugurada em 1988, e pretendia ser palco de troca de informações, técnicas e interesses sobre artes. Nela, o artista plástico recebeu o também pintor Paul Gauguin, nascido em Paris, França, e concebeu uma vasta produção que só viria a ser reconhecida depois da morte do primeiro. Na época em que ainda eram dois nomes desconhecidos, mas já cultivando personalidades fortes, eles dividiram a residência entre os meses de setembro e dezembro daquele ano, vivendo uma das mais enigmáticas relações de amizade da história da pintura moderna.

Segundo Camilo, a ideia de montar o espetáculo com um só ator foi devido às impossibilidades de produção. “Elaborei um monólogo porque estava sozinho. Mas, como admirador da obra de Van Gogh, tenho diversos elementos de identidade artística a serem trabalhados a sós no palco”, afirma.

Com direção de Marcia Abujamra, a montagem não busca esclarecer os fatos da vida conturbada do pintor, cuja trajetória é conhecida por andar ao lado da loucura e da polêmica. A ideia central se concentra no mundo interior do personagem, suas contradições e divagações existenciais do ponto de vista estético e artístico. “Interpretá-lo é me vestir de possibilidades humanas para desvendar o mito que foi construído em torno de sua imagem”, diz o ator.

Ficha Técnica: Texto: Gero Camilo; Direção: Marcia Abujamra; Cenário: Karina Ades;  Figurinos: Paula Cohen; Iluminação: Karine Spuri; Preparação corporal: Cristiano Karnas; Trilha: Eugenio La Salvia e Rubi; Fotos: Cisco Vasques; Arte Gráfica: Sato; Produção Executiva: Diego Chilio; Assessoria de Imprensa: Tuca Notarnicola; Realização Macaúba Produções Artísticas

Serviço: Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa, Zona Oeste. Tel. 3864-4513. De 23/9 a 6/11. +12 anos. 70 min. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 10. Funcionamento da bilheteria: Terça a domingo, das 14h às 19h30. Em dias de espetáculo, a bilheteria funciona até 20 minutos após o início da sessão.

Atenção: os ingressos podem ser adquiridos pela INGRESSO RÁPIDO pelo telefone 4003-2050, site: www.ingressorapido.com.br/prefeitura ou, ainda, na bilheteria do próprio local. Apenas para entrega em domicílio será cobrada taxa.