Cia. Nova de Teatro festeja 10 anos com obras de Stein e Müller

Apresentações acontecem entre 1 a 31 de julho, no Teatro Cacilda Becker

Share/BookmarkCompartilhe

Para celebrar seus dez anos de existência, a Cia. Nova de Teatro encena simultaneamente, entre os dias 1º a 31 de julho, no Teatro Cacilda Becker, os espetáculos “Doutor Faustus Liga a Luz” e “Heiner Müller em Repertório”. Segundo o diretor Lenerson Polonini, a ideia desse primeiro momento de comemoração é apresentar para o público o repertório recente da companhia. “São duas obras importantes da dramaturgia”, conta ele.

Um dos mitos mais recorrentes na literatura Ocidental, o personagem Fausto, já inspirou obras clássicas de escritores como William Shakespeare e Goethe. A peça “Doutor Faustus Liga a Luz” é a versão da autora norte-americana Gertrude Stein para a história do homem que vende sua alma para o diabo em troca de conhecimento. Na montagem, concebida como opereta, Fausto negocia sua alma em troca da luz elétrica, que nada mais é do que uma metáfora do conhecimento e da tecnologia no universo contemporâneo. O espetáculo conta ainda com a participação em vídeo do ator Paulo César Pereio no papel de Mefisto. As apresentações ocorrem às quintas e sextas-feiras.
 
Já aos sábados e domingos, o público confere “Heiner Müller em Repertório”, peça que reúne as obras “Medeamaterial”, “Hamletmaschine” e “Descrição de Imagem”. Escritas pelo dramaturgo alemão, as duas primeiras são adaptações de obras de Eurípedes e de William Shakespeare, respectivamente, e a terceira é inspirada em um desenho feito por uma estudante. A encenação mescla dança, vídeo, música eletrônica e moda para abordar temas como traição, catástrofes da história e da cultura ocidentais, a crise do artista e intelectual e o abstracionismo de uma imagem rabiscada.

Os dois espetáculos utilizam recursos multimídia. “Acredito que vivemos em uma era em que a tecnologia disponibiliza uma infinidade de possibilidades”, afirma o diretor. “O teatro deve fazer parte disso e proporcionar contato com mídias diversas em cena.”

Serviço: Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295 - Lapa. Zona Oeste. Tel. 3864-4513. De 1º a 31. +16 anos. Doutor Faustus Liga a Luz. 5ª e 6ª, 21h. Heiner Müller em Repertório. Sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 10. Funcionamento da bilheteria: Terça a domingo, das 14h às 19h30. Em dias de espetáculo, a bilheteria funciona até 20 minutos após o início da sessão

Atenção: os ingressos podem ser adquiridos pela INGRESSO RÁPIDO pelo telefone 4003-2050, site ou, ainda, na bilheteria do próprio local. Apenas para entrega em domicílio será cobrada taxa