Ballet de Niterói leva espetáculo intimista à Olido

Cia. de Ballet da Cidade de Niterói se apresenta na Sala Paissandu da Galeria Olido entre os dias 30 de junho a 3 de julho

Share/BookmarkCompartilhe

A Cia. de Ballet da Cidade de Niterói, Rio de Janeiro, se apresenta em curta temporada, na Galeria Olido, com o espetáculo “Enquanto Dure”.  A coreografia, de Henrique Rodovalho, estará em cartaz do dia 30 de junho a 3 de julho, com ingressos gratuitos.  

A companhia, dirigida por Roberto Lima, conta com 30 bailarinos. Na encenação, os intérpretes fazem uma leitura da intensidade física dos encontros amorosos, ao som de músicas que vão de “Eu Sei Que Vou Te Amar”, de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, a “Au Bord des Lèvres”, de Torque e Houppin.

Segundo Lima, a essência da coreografia é a busca pela frase mínima e instintiva do amor. “É como se você pudesse eliminar toda aquela vontade de dizer desenfreada, e deixasse apenas o corpo falar, com todo esse vocabulário corpo-sensorial”, completa.

Em três momentos do espetáculo, são lidas cartas de amor escritas pelos próprios bailarinos durante a preparação da coreografia. Revestido de preto, o cenário é entrecortado por uma ‘língua’ vermelha que desce da rotunda, resultado da colagem das centenas de depoimentos obtidos. “A carta dá ideia de correspondência, da somatória daquilo que somos. Ela funciona como uma memória do tempo e das emoções vividas”, afirma o diretor.  

Depois da apresentação, haverá um bate-papo com a plateia. Após temporadas em grandes teatros, o grupo mostra-se entusiasmado com a possibilidade de interagir com o público paulistano no espaço mais intimista da Sala Paissandu. “A nossa experiência tem nos levado a um grande público. Acho que pela primeira vez o nosso balé vai ser visto de uma maneira mais adequada à natureza da coreografia, ou seja, dançar e conversar com as pessoas olhando no olho”, revela Lima.

Serviço: Galeria Olido - Sala: Paissandu. Av. São João, 473 – Centro - Tel: 3331-8399. Qui a sáb, 20h. Dom, 19h. Gratuito. 35 min. De 30/06 até 03/07. Livre