Festival de animação “Criança Entra X Criança não Entra” acontece no CCJ, CCSP e Cine Olido

Entre os dias 20 e 29 de maio, a mostra de animação exibe filmes para adultos e crianças; Encerramento terá quinta edição do Cinetério

Share/BookmarkCompartilhe



Para desfazer de vez a ideia que algumas pessoas ainda têm sobre animação ser programa somente para o público infantil, os Centros Culturais da Juventude Ruth Cardoso e São Paulo e o Cine Olido exibem, entre os dias 20 e 29 de maio, a mostra “Criança Entra X Criança Não Entra”. A programação reúne alguns dos melhores desenhos animados, clássicos e contemporâneos, e é dividida em sessões para adultos e para o público mirim. 

Estão presentes na mostra longas-metragens que marcaram presença nos festivais de cinema de Cannes, Berlim e Veneza e em grandes eventos que dão destaque para a animação, como Annecy (França), Fantasia (Canadá) e Japan Awards (Japão). A seleção reúne também trabalhos de duas produtoras que têm se destacado no segmento: a polonesa Platige Image e a francesa Folimage, que traz um programa de curtas premiados, além de dois longas do mestre francês da animação, Jacques-Rémy Girard.

Outro importante centro de desenhos animados da atualidade, o Japão, está representado com filmes como “Summer Wars”, de Hosoda Mamoru. Realizado pelo mesmo diretor do elogiado “A Garota Que Saltava no Tempo”, o longa conta a história de um rapaz acusado injustamente de piratear o mundo virtual e que tem a missão de impedir que esse colida com o mundo real. A produção faturou praticamente todos os prêmios da academia japonesa em 2009.

No último dia da mostra, acontece a quinta edição do “Cinetério”, evento que leva projeção de filme e shows para a praça do cemitério da Vila Nova Cachoeirinha, em frente ao CCJ Ruth Cardoso. A abertura será comandada pelo DJ alemão Tomash, criador da festa Voodoohop. Na sequência, será exibido o longa sueco “Metropia”, de Tarik Saleh, que tem as vozes dos atores Juliette Lewis, Vincent Gallo e Alexander Skarsgard (o vampiro Eric da série “True Blood”). A sessão ganha visual especial com projeções e iluminação. A banda britânica Fujiya & Miyagi faz o show de encerramento.

Confira a programação completa: criança entra ou criança não entra

Serviço:

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641 - Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Tel. 3984-2466.

Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1.000 - Paraíso. Centro. Tel. 3397-4002.

Galeria Olido. Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171.

De 20 a 29 de Maio. Ingressos gratuitos no CCJ Ruth Cardoso. Na Galeria Olido e no Centro Cultural São Paulo, o valor do ingresso é R$1.