Grupos de dança latinos se apresentam na Olido

'Chocolate', 'Anima' e 'Sin Testear' são os espetáculos que serão apresentados de 21 a 24 de abril na Galeria Olido

Share/BookmarkCompartilhe

A Galeria Olido recebe, neste mês, artistas latino-americanos de dança contemporânea: o grupo mexicano Camerino 4 e a dupla chilena Francisca Sazie e Cristian Reyes.

Em cartaz entre os dias 21 e 24, os dançarinos do México encenam duas coreografias seguidas: “Chocolate” e “Anima”. Em um cenário que imita uma casa, o primeiro trabalho mostra um casal realizando movimentos sempre em contato com o corpo um do outro, para, paradoxalmente, falar da falta de comunicação. A coreografia reflete sobre a incompreensão do mundo alheio, no qual cada personagem se encontra fechado em suas próprias preocupações e em sua forma de perceber a vida. O título propõe um contraste gritante com a temática.
   
Enquanto o chocolate é suave, levemente espesso e doce, a falta de comunicação possui uma consistência ácida, áspera, sua existência é dolorosa e seu sabor, amargo.

A obra foi vencedora do Prêmio Nacional de Dança do México, na capital do país, em 2006, e do Prêmio do Público do Festival Red Serpiente, na cidade de Morelia, em 2007.

O segundo espetáculo, “Anima” (alma), narra o encontro de um homem com seus lados feminino e masculino, gerando um estado em que ele se conecta com seu espírito. Durante a apresentação, será projetado sobre o cenário um chat on-line no qual os participantes virtuais serão profissionais de diferentes disciplinas que interagirão com os intérpretes, criando discussões sobre a alma.

Da união da bailarina Francisca com o designer Reyes surgiu o espetáculo “Sin Testear” (sem testar), obra que busca falar sobre a relação do movimento com o audiovisual, investigando sobre a ideia da representação além do que ocorre no palco, sobre o que sucede na mente do espectador. Durante a encenação, será projetado um vídeo sem roteiro, criado por Reyes, que sofrerá intervenções da bailarina. Para completar esse ambiente onírico, a música de autoria de Pato Pinto é pontuada por ruídos. A coreografia é encenada entre os dias 28 de abril e 1º de maio.

Serviço: Galeria Olido – Sala Paissandu. Centro. Cia. Camerino 4. (“Chocolate” e “Anima”) De 21 a 24. Francisca Sazie e Cristian Reyes. (“Sin Testear”) De 28/4 a 1º/5. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes). Atenção: os ingressos podem ser adquiridos pela INGRESSO RÁPIDO pelo telefone 4003-2050 ou, ainda, na bilheteria do próprio local. Apenas para entrega em domicílio será cobrada taxa