Cia. Noz reencena “Cocô de Passarinho” e mais três peças

Montagem foi escolhida como Melhor Espetáculo Infantil de Animação/Bonecos de 2013 pela APCA


"Oras Bolas" integra mostra que comemora os dez anos de existência da Cia.
Por Gilberto De Nichile

Sentar-se numa praça arborizada para ler ou espairecer é uma delícia. O problema é que, às vezes, o cocô que os passarinhos fazem sobre nossas cabeças atrapalha, e muito. Foi inspirando-se nessa observação que a autora de livros infantis Eva Furnari escreveu “Cocô de passarinho”, obra que a Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação transformou em peça teatral e com a qual recebeu, no ano passado, o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Espetáculo Infantil de Animação/Bonecos, além de ter sido indicada ao Prêmio CPT (Cooperativa Paulista de Teatro) como Melhor Espetáculo Infantojuvenil de 2013. 

A partir do dia 8 de fevereiro, durante quatro fins de semana seguidos, sempre às 16h, serão reapresentadas, no Teatro João Caetano, quatro peças da companhia: “Pop” (dias 8 e 9), “100 + nem menos” (dias 15 e 16), “Oras bolas” (dias 22 e 23), além de “Cocô de passarinho” (dias 1º e 2 de março).  

“Com esta mostra, que comemora os dez anos de existência do nosso grupo, fazemos uma retrospectiva dos espetáculos que realizamos nesse período, colocando em prática uma nova maneira de fazer teatro infantojuvenil, que mescla teatro, dança, artes plásticas, música e animação de objetos e bonecos”, diz Anie Welter, diretora e fundadora da companhia em 2004.

Para criar o grupo, Anie, que também é bailarina, valeu-se de seus quase 15 anos de experiência como integrante do XPTO e, mais tarde, participando do Teatro de Papel e do Circo de Bonecos. “Trabalhamos em conjunto e todos os componentes da Cia. Noz tomam parte das pesquisas para a criação das montagens, dando ideias, procurando novos materiais, sugerindo gestos, situações e coreografias”. Apesar de “Cocô de passarinho” ter um enredo formal, os outros espetáculos do grupo não seguem essa linha. “‘Oras bolas’, por exemplo, aborda o universo de bolas de todos os tipos e tamanhos; ‘100 + nem menos’ fala dos primeiros contatos da criança com números e desenhos; e ‘Pop’ mostra o cotidiano de uma dona de casa interagindo com objetos, produtos de limpeza e embalagens comerciais”, conta a diretora. 

Serviço: Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do Metrô. Zona Sul. Tel. 5573-3774. De 8/2 a 2/3. Sáb. e Dom. Livre. R$ 10

Veja a programação completa:

POP
Concepção e dir.: Anie Welter. Com Sheyla Coelho, Luciana Venâncio, Valcrez da Silva Siqueira e Jota Rafaelli. 42 min.
Reinvenção da arte pop por meio do cotidiano de uma dona de casa. Um simples ato de ir ao mercado, adquirir uma roupa ou assistir a TV se transforma em situações divertidas, nas quais personagens, produtos e embalagens dialogam com o mundo da publicidade e da moda. 
| Dias 8 e 9, 16h 

100 + NEM MENOS
Concepção e dir.: Anie Welter. Com Renata Andrade, Luciana Venâncio, Jota Rafaelli e outros. 42 min. 
Primeiros contatos da criança com o mundo dos números e do desenho. Linhas coloridas flutuam formando algarismos, bonecos e figuras inspiradas no traço infantil, que surgem e desaparecem de forma inesperada. 
| Dias 15 e 16, 16h 

ORAS BOLAS
Concepção e dir.: Anie Welter. Com Sheyla Coelho, Renata Andrade, Laís Andriollo e outros. 45 min.
Bolas e outras formas geométricas, baldes e balaios viram protagonistas de histórias permeadas por canções. 
| Dias 22 e 23, 16h 

COCÔ DE PASSARINHO
Texto livremente inspirado em obra homônima de Eva Furnari. Dir.: Anie Welter. Criação e interpretação: Valcrez da Silva Siqueira, Lais Trovarelli, Luciana Venancio e outras. 50 min. +3 anos.
Enquanto moradores reclamam que pássaros estão atrapalhando seu lazer na pracinha, um vendedor ambulante chega a uma pequena cidade e muda a vida de todos.
| Dias 1º e 2/3, 16h