Projeto 39 Shakespeare encena Ricardo III

Espetáculo fica em cartaz de 24 de outubro a 24 de novembro no Teatro João Caetano


Elenco de "Ricardo III": encenação é a primeira de 39, todas de autoria de William Shakespeare, que serão montadas em dez anos


Por Amanda Monteiro


Inglaterra, final da Guerra das Rosas (1455-1485). Duas ramificações da dinastia Plantageneta (monarquia britânica) promovem um choque político manchado com sangue inocente, cujo único propósito é a sucessão ao trono inglês. Relações interpessoais conturbadas, assassinatos entre familiares e artimanhas incitadas por meio da cobiça são alguns dos elementos que compõe o drama histórico “Ricardo III”, que estreia dia 24 de outubro no Teatro João Caetano. A montagem tem tradução inédita e adaptação de João Louraço e direção de Marcelo Lazzaratto. O elenco de 14 atores é encabeçado por Chico Carvalho, como o protagonista, e Mayara Magri no papel da Rainha Elizabeth.


A história conta a ambiciosa disputa entre as famílias York e Lancaster. Ricardo III, um homem complexado com a própria aparência por ser portador de deformidades físicas, vê-se em meio à fúria e à fome de poder entre seus rivais. Considerada um clássico de William Shakespeare, a peça foi representada pela primeira vez entre 1592 e 1593.


Esta nova encenação faz parte do Projeto 39 Shakespeare, que tem como objetivo montar 39 peças do poeta e dramaturgo inglês em dez anos. A ideia audaciosa partiu do diretor geral de produção, Alexandre Brazil. A primeira sequência compreende cinco obras. Para Marcelo Lazzaratto, a expectativa com “Ricardo III”, que inaugura a série, é a melhor possível. “A encenação promove uma comunicação franca e direta com o espectador, característica necessária para que um texto shakespeariano venha a público”. Sucessivamente serão montados “Romeu e Julieta”, “Tróilo e Créssida”, “As Alegres Comadres de Windsor” e “Timão de Atenas”.


Serviço: Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino, Zona Sul. Tel. 5573-3774 e 5549-1744. De 24/10 a 24/11. 5ª a sáb. 21h. Dom., 19h. R$ 20