Teatro Alfredo Mesquita é reaberto

Encenação da montagem inédita em São Paulo ‘A Primeira Vista’, da Mostra Daniel MacIvor, dirigida por Enrique Diaz, marca a reabertura, dia 14 de julho, às 21h

A exemplo do que foi feito em 2009 com o Teatro Cacilda Becker, o Teatro Alfredo Mesquita abre suas portas após reforma e ampliação. Até agosto, o espaço recebe a “Mostra Daniel MacIvor”, com encenações, em fins de semana distintos, de três textos do autor canadense, dirigidas por Enrique Diaz.

Na reabertura do Teatro ao público, nos dias 14 e 15 de julho, é apresentada a montagem inédita em São Paulo do espetáculo “A Primeira Vista”, com as atrizes Mariana Lima e Drica Moraes no elenco, esta última afastada dos palcos há quatro anos por problemas de saúde. A peça estreou no Teatro Poeira, no Rio de Janeiro, e seguiu para uma breve temporada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Na história, duas amigas, amantes de rock’n’roll, discutem suas vidas por meio de acontecimentos marcantes, diálogos ágeis e uma trilha sonora intensa. A dupla chega a montar uma banda, batizada de Ukeleladies, um trocadilho com o instrumento que elas tocam e a palavra ladies, que pode ser traduzida, nesse caso, como “moças”.

Por meio do diálogo entre as duas personagens, o texto trata da instabilidade e imprevisibilidade dos relacionamentos, das perdas pessoais e afetivas e das formas de lidar com esses sentimentos.


Mais dois textos de MacIvor

A partir do dia 20, tem início a temporada do premiado espetáculo “In on It”, dirigido e interpretado por Enrique Diaz, que divide o palco com Emílio de Mello. A montagem retorna a São Paulo após temporadas de plateias lotadas em diversos teatros pelo Brasil e a consagração na 22ª edição do Prêmio Shell de Teatro, em 2010, no Rio de Janeiro, quando ganhou nas categorias melhor ator, para Fernando Eiras, que interpretava o papel agora vivido por Mello, e melhor direção.

A encenação é estruturada em três níveis diferentes de realidades cênicas: a atual, a ficção e a passada. Diaz assistiu ao espetáculo dirigido pelo próprio autor em Nova Iorque, Estados Unidos, em 2001. Desde então, procurou manter contato com MacIvor para montar a peça no Brasil.


Para encerrar a mostra, entre os dias 3 e 5 de agosto, o diretor e ator interpreta o monólogo “Monster”. Ambientada em uma sala de cinema, a encenação explora a versatilidade de Diaz, que se transforma em diversos personagens, como o ex-drogado que teve um sonho com um roteiro cinematográfico, mas foi desprezado porque, supostamente, sua ideia fora copiada de um famoso filme inacabado.


Serviço: Teatro Alfredo Mesquita. Avenida Santos Dumont, 1.770, Santana, zona norte. Tel.: 2221-3657. Estacionamento próprio grátis. Ingressos: www.ingressorapido.com.br/prefeitura, pelo telefone: 4003-2050 ou, ainda, na bilheteria do próprio local e credenciadas pela empresa Ingresso Rápido.

Programação

A Primeira Vista
Texto: Daniel MacIvor. Dir.: Enrique Diaz. Com Drica Moraes e Mariana Lima. 75 min. +12 anos.
| Dias 14 e 15/7. Sáb., 21h. Dom., 18h. Grátis (ingressos distribuídos 1 hora antes)

In on It
Texto: Daniel MacIvor. Dir.: Enrique Diaz. Com Enrique Diaz e Emílio de Mello. 75 min. +12 anos.
| De 20 a 29/7. 6ª e sáb., 21h. Dom., 18h. Grátis (ingressos distribuídos 1 hora antes)

Monster
Texto: Daniel MacIvor. Tradução: Bárbara Duvivier e Enrique Diaz. Dir. e interpretação: Enrique Diaz. 75 min. +12 anos.
| De 3 a 5/8. 6ª e sáb., 21h. Dom., 18h. Grátis (ingressos distribuídos 1 hora antes)