Inscrições abertas para o Vocacional e Piá

Confira os dias e os horários de inscrição.

PROGRAMA VOCACIONAL

O Programa Vocacional tem como objetivo a instauração de processos criativos emancipatórios por meio de práticas artístico-pedagógicas. Para tanto, essas práticas artístico-pedagógicas buscam a apropriação dos meios e dos modos de produção ao instaurar novas formas de convivência, territórios de aprendizado e de transformação mútua. O Programa Vocacional é aberto a maiores de 14 anos e oferece orientações artísticas nas linguagens de artes visuais, dança, música e teatro.

O Programa oferece a possibilidade de formação cidadã e de público consciente e crítico em relação ao meio social em que vive, relacionando a outros aspectos, culturais, históricos e sociais, fazendo assim da arte um meio para uma ação formadora ainda mais abrangente. Abrem-se, assim, perspectivas de ocupação de espaços públicos por novos grupos e entidades das comunidades, agregando valor a esta ocupação dos bens públicos, criando novos lugares em que cada comunidade das diversas regiões da cidade pode ver revitalizado culturalmente não apenas o seu bairro, mas também sua região.

Da arte surge uma relação de ensino e aprendizagem do e no espaço público, o que dá acesso não somente ao aprendizado das diferentes linguagens artísticas mas também, e principalmente, socializa os conhecimentos para a criação do artista vocacionado, como é chamado o participante dos projetos.


Vocacional Artes Visuais

Horários: terças das 18h30 às 21h30 e sextas das 14h30 às 17h30

Vocacional Dança

Horários: terças das 10h às 13h e sextas das 18h30 às 21h30

Vocacional Música

Horários:  quartas das 10h às 13h e quintas das 18h30 às 21h30

Vocacional Teatro

Horários: quartas das 18h30 às 21h30 e sábados das 10h às 13h




PROGRAMA DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA – PIÁ

PROGRAMA DE INICIAÇÂO ARTÍSTICA (PIÁ)

O PIÁ atende crianças e jovens de 5 a 14 anos visando a iniciação e o despertar do interesse pelas seguintes linguagens artísticas: artes visuais, dança, música e teatro. A proposta artístico-pedagógica do PIÁ considera na sua abordagem as sensações, sentimentos, conceitos, valores e significados culturais e sociais. As brincadeiras, experimentações e convivências entre artistas-educadores, crianças e jovens geram os processos artísticos que revelam, em suas incessantes transformações, o desenvolvimento da sensibilidade, percepção e imaginação.

Inicialmente inspirado na estrutura da EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística), o programa tem seu trabalho estruturado a partir  de encontros semanais com turmas de crianças, divididos por faixa-etária, nos quais dois artistas-educadores de linguagens artísticas distintas desenvolvem processos criativos coletivamente. O PIÁ pretende ser um programa que preserva o caráter dinâmico do processo do fazer artístico para o “vir a ser”, favorecendo cidadãos que tem em si o sentimento de potência criativa, expressiva e crítica da fruição ou do próprio fazer artístico.

O PIÁ tem como objetivo principal abordar a dimensão poética do conhecer, a afetividade e a vivência estética, visando trabalhar nas crianças a dimensão sensível na singular experiência do sentir e relacionar-se com o mundo. É também intuito do programa (re)descobrir um modo de ser e estar perante a atividade lúdica das crianças na criação de uma ação poética para o brincar, considerando-o e delineando o espaço do sonho e fantasia.

Público :  de 5 a 14 anos/ Seleção: primeiros inscritos/Inscrições : no Centro Cultural da Penha/

Vagas: 15 vagas por turma.

 

Horários: Quartas das 10h30 às 17h30 – 15 vagas/Quartas das 14h30 às 17h30 – 15 vagas

Quintas das 10h às 13h – 15 vagas/Quintas das 14h30 às 17h30 – 15 vagas