Espaços

TEATRO MARTINS PENNA

Após a reforma, o Teatro Martins Penna foi entregue à população no dia 07 de dezembro de 2012 por ocasião da inauguração oficial do Centro Cultural da Penha. Este espaço é um local de referência de cultura da região com programação diferenciada e diversificada visando atender ao público adulto e infantil. As sessões acontecem de sexta a domingo, sendo sexta e sábado às 20h e domingo as 19h. A programação infantil acontecerá às 16h. Lotação: 200.

| Informações Gerais | Iluminação | Sonorização |


BIBLIOTECA JOSÉ PAULO PAES

A Biblioteca José Paulo Paes tem um acervo para consulta local e empréstimo de cerca de 46.000 itens. Conta com acervo em braile, e em 2013 foi adquirido acervo de livros temáticos sobre a cultura negra. Como estrutura para cursos e eventos, a Biblioteca possui duas salas de estudos, espaço infantil e amplo espaço de leitura. A Biblioteca tem sistema informatizado, o que possibilita o empréstimo de livros. O munícipe deverá fazer uma carteira de identificação e seu cadastro permanecerá no banco de dados do Sistema Alexandria. Dois computadores estarão acessíveis para pesquisa do catálogo.

Programação Cultural da Biblioteca

  • Contações de histórias
  • Encontro com o Dramaturgo
  • Saraus de cultura Negra
  • Hoje é dia de aula na Biblioteca
  • Cursos de línguas africanas
  • Oficinas livres
 

ESPAÇO CULTURAL MÁRIO ZAN


Este espaço é composto de três salas de ensaio e uma sala de estudos. As salas de ensaio são utilizadas preferencialmente para o treinamento das oficinas, eventos, saraus, encontros artísticos, palestras e debates. Com grade de programação planejada com atividades para todas as idades, nos períodos da manhã, tarde e noite.

 

SALAS DE ESTUDOS E REUNIÕES

Estes espaços abrigam atividades artístico-pedagógicas que precisem de uma estrutura para encontros e reuniões. São desenvolvidos nestes espaços:

      Projetos de pesquisa

      Reuniões de grupos

      Leituras Dramáticas

      Ensaios de mesa

      Formação de coletivos de artistas

      Exercícios de dramaturgia

      Desenhos de luz, cenografia e figurinos.

 

ESTÚDIOS

O CCP abriga três estúdios de som para ensaios – um para bandas e dois individuais - que visam a ocupação do espaço público por bandas e artistas em geral, iniciantes ou com experiência. Todos com isolamento acústico e ar-condicionado. A utilização dos estúdios deverá ser agendada. Em breve, com a aquisição de equipamentos, poderão ser usados para gravações que integrarão o acervo audiovisual da Biblioteca José Paulo Paes e serão domínio público de livre circulação e difusão. Também serão desenvolvidos projetos de oficinas técnicas com o objetivo de instrumentalização e utilização dos aparelhos com supervisão e contratação de técnico de som e designer de som, responsáveis pelos cursos técnicos.  A demanda principal para essas oficinas será de interessados em produção musical.


FABLAB LIVRE SP (UNIDADE PENHA)

O Fab Lab Livre SP é um laboratório de criatividade, aprendizado e inovação acessível a todos interessados em criar, desenvolver e construir projetos. Através de processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento, e do uso de ferramentas de fabricação digital, o Fab Lab Livre SP traz à população de São Paulo a possibilidade de aprender, projetar e  produzir diversos tipos de objetos, e em diferentes escalas.

Os laboratórios são equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, fresadoras CNC, computadores com software de desenho digital CAD, equipamentos de eletrônica e robótica, e ferramentas de marcenaria e mecânica. Os Fab Labs Livre SP contam com uma equipe dinâmica que incentiva o aprendizado compartilhado e a criatividade através do fazer, realizando cursos e orientando o desenvolvimento de projetos.

São oferecidas oficinas, cursos e palestras, disseminando a produção do conhecimento em tecnologia, ciência, arte e inovação. Através de um processo humanizado as atividades de ensino estimulam o compartilhamento da informação e construção coletiva de ideias. Os Fab Labs Livre SP democratizam o acesso às novas tecnologias de fabricação digital, disponibilizando à população ferramentas tecnológicas de última geração e vivência em grupo em um ambiente colaborativo e inovador.