Conpresp tomba 149 imóveis no Centro Velho

O Conpresp – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico –, anunciou hoje, dia 25, o tombamento de um conjunto de bens do Centro Velho formado por 149 edifícios, 6 praças, 4 viadutos e 20 obras de arte. A medida reconhece o valor histórico e arquitetônico da área e visa a preservar seu traçado urbanístico, importante para o processo de desenvolvimento da cidade.

Entre as vias que têm imóveis protegidos estão as ruas Vinte e cinco de Março, São Bento, Tabatinguera, a Avenida do Estado e a Brigadeiro Luís Antonio. O Conselho determinou ainda um perímetro de proteção para garantir a preservação do patrimônio arqueológico da região. Os projetos de intervenção em terrenos desse traçado deverão contemplar obrigatoriamente estudos preventivos de arqueologia acompanhados por profissionais habilitados.

A área ao redor do Pátio do Colégio – que inclui encostas da colina e sua vegetação – também está protegida. Entre as obras de arte tombadas pela medida está a escultura “Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo”, de Amadeo Zani, localizada no marco de fundação da cidade. Os viadutos Dona Paulina e Boa Vista, assim como as praças João Mendes, Sé e Clóvis Beviláqua são outros exemplos de construções tombadas.