Conpresp tomba 12 imóveis no Ipiranga

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) aprovou o tombamento de 12 construções centenárias no bairro do Ipiranga, zona Sul. A decisão reconhece o valor histórico, arquitetônico, paisagístico e urbanístico dos imóveis, que fizeram parte da herança do Conde José Vicente de Azevedo (1859-1944).

As construções protegidas abrigam, em sua maioria, casas assistenciais e de cunho educativo. Exemplo disso é o Internato e Semi-internato Nossa Senhora Auxiliadora, edificação projetada pelo escritório Ramos de Azevedo. Antigo abrigo de meninas, o imóvel é administrado pela Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Aberto em 1895, o Instituto Cristóvão Colombo funcionava como escola de meninos - principalmente de descendentes da comunidade italiana.

Foram tombados, também, o Educandário Sagrada Família, o Instituto Maria Imaculada, o Colégio São Francisco Xavier, o Instituto Padre Chico, a Clínica Infantil do Ipiranga, o Seminário João XXIII, o Antigo Noviciado Nossa Senhora das Graças, o Antigo Grupo Escolar São José, o Antigo Juvenato Santíssimo Sacramento-Unesp e o Seminário Central do Ipiranga.