Conselho de Preservação Municipal tomba conjunto arquitetônico projetado por Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi

Clube náutico projetado nos anos 60 integra-se à Represa Guarapiranga

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – CONPRESP, aprovou o tombamento do conjunto arquitetônico formado pelo antigo Santapaula Iateclube, projetado nos anos 60 pelos arquitetos modernistas Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi. A resolução de tombamento ratifica o valor histórico, ambiental e arquitetônico do conjunto de edifícios que integra-se à Represa Guarapiranga, no bairro de Interlagos preservado pelo Conselho desde 2004.

Dentre as construções tombadas, a garagem de barcos é o elemento arquitetônico mais expressivo. Reconhecida como um dos exemplares mais significativos da vertente denominada “brutalista”, a garagem é um grande pórtico em concreto armado que aparenta extrema leveza. Também foram preservados a sede social do clube náutico e uma passagem subterrânea sob a Avenida Robert Kennedy que liga a sede à garagem de barcos.

A Santapaula Melhoramentos S/A, empresa que atuava na construção e montagem de clubes recreativos, comprou o terreno junto à Represa Guarapiranga em 1960. À época, havia no espaço a estrutura inacabada do Grande Hotel Interlagos, que se tornaria um centro de convenções e lazer. Adaptado ao projeto dos arquitetos contratados, o hotel transformou-se mais tarde no clube de esportes náuticos Santapaula Iateclube.

O terreno do complexo náutico, indicado como Zona Especial de Preservação Cultural – ZEPEC, estava sem uso desde o início dos anos 80, época em que o Santapaula Iateclube encerrou suas atividades.