Russos em São Paulo

Data: 12/02/2011 - Horário: 15h00-17h00

Palestrantes:

Annastassia Bytsenko
Co-tradutora com Neide Jallageas a versão inédita em português, de A Perspectiva Inversa de Pável Floriênski (Editora 34, no prelo). Defendeu dissertação de mestrado sobre migração russa para o Brasil e desenvolve atualmente pesquisa de doutorado sobre o teatro de Liév Tolstói, ambas no Programa de Estudos Pós-graduados em Literatura e Cultura Russa da USP.

Tatiana Belinky
Nascida em São Petersburgo, na Rússia, aos dez anos imigrou com a família para São Paulo. Tendo atuado como jornalista, poeta, tradutora e dramaturga, consagra-se como escritora de literatura infantil. Seus livros e traduções têm recebido diversos prêmios, dentre eles estacam-se o Jabuti e o Melhor para Criança da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. É autora de Coral dos Bichos, Limeriques, O Grande Rabanete, Di-versos russos, Limerique das Coisas Boas, entre outros.


Programação musical: Cantos Sacros e Profanos

A comunidade russa em São Paulo reúne-se, principalmente, em torno dos eventos religiosos e culturais organizados pela Igreja Ortodoxa Russa, representada por seis templos existentes na cidade, que guardam as tradições litúrgicas de um passado distante (da conversão de São Wladimir, em 988, até a Revolução em 1917). Junto a essas tradições religiosas e musicais, ilustradas, neste programa, pelo Coro da Catedral Ortodoxa de São Nicolau, soma-se o hábito de cantar em família, que se sedimentou na Rússia durante o século XIX - nos salões musicais e literários frequentados pelos principais compositores e poetas da época, como Glinka, R. Korsacov, Tchaikovsky e Rachmaninov. O programa Cantos Sacros e Profanos inclui obras da tradição russo-ortodoxa da Semana Santa: leituras salmodiadas, preces entoadas e hinos religiosos.

Intérpretes:
Coro da Catedral Ortodoxa de São Nicolau
Helena Panko Protocevich e Delphim Rezende Porto Junior - regentes
Pe. Constantino Bussyguin - solista
Tatiana Bussyguin e Gustavo Yonemura Ramirez - leitores

Obras de compositores russos do Século XIX/XX:
Glinka,  R. Korsacov,  Tchaikovsky, Glier, Rachmaninov, Rubinstein
Vesna Bankovic - meio-soprano
Dana Radu - piano

Curadoria:
Anna Maria Kieffer