Performance na Mário

Perdido – Nuno Ramos

Entre os dias 14/1 e 3/2, Nuno Ramos traz para a Mário a performance "Perdido". Durante 21 dias consecutivos, ao longo de 8 horas diárias, será realizada a leitura completa de “Em Busca do Tempo Perdido”, clássico de Marcel Proust com mais de 2400 páginas.

Entretanto, essa leitura não se direciona a nós, ouvintes humanos, mas a sete peixes que ocupam a sala Tula Pilar Ferreira. Diferentes convidados, sentados à mesa do espaço central, lerão ao vivo o texto de Proust em um microfone conectado a alto-falantes submersos nos aquários com os peixes.

A palavra “tempo”, parte do título da obra de Proust, serve de gatilho para a segunda metade da performance. Cada vez que ela surge no texto, o leitor se direciona a um segundo microfone e repete em volume mais alto “tempo!”. A sua voz é então ampliada no lado de fora da biblioteca, na rua da Consolação, através um grande alto-falante.

Ao mesmo tempo, um motociclista circula pelas ruas da área central de São Paulo, e recebe um alerta, em sincronia com a leitura, para gritar “tempo” em um megafone. Além disso, um streaming exibido ao vivo durante os 21 dias da performance fica disponível no nosso canal do Youtube.

Assim, nessa dinâmica, a leitura íntima e contínua dirigida aos peixes se opõe à dimensão pública e fragmentada da segunda parte da performance. Ambas não se resolvem e dão margem para interrogações, afinal não sabemos o que a vibração da leitura causará nos animais nem o que a palavra “tempo”, gritada num alto-falante gigante ou por um motociclista num megafone, causará nas ruas do centro de São Paulo.

Data: 14/01 a 03/02/2022
Horário: 10h às 18h
Local: Espaço Tula Pilar Ferreira
Prédio sede - Rua da Consolação, 94 - República
Biblioteca Mário de Andrade