Cursos e Oficinas na BMA - Março 2020

Em março, a programação cultural da BMA conta com cursos e oficinas. Confira:

Curso: Literatura e Direito, com Paulo Scott

O curso “Direito e Literatura: a injustiça como cenário na ficção brasileira contemporânea”, ministrado pelo escritor e professor universitário Paulo Scott, abordará a presença do Direito, como elemento/ferramenta de libertação (mas também de opressão), na análise de seis narrativas longas de ficção produzidas por autores brasileiros contemporâneos. As obras selecionadas incorporam questões relacionadas a direitos humanos à formulação das respectivas tramas –isso de maneira a gerar cenários sociopolíticos reflexos das imensas complexidades e contradições da sociedade brasileira. Um curso para os que se interessam por Literatura, por Direito, mas também pela melhor compreensão das relações sociais no Brasil e dos suportes e injunções sócio-políticas que possam regulamentá-las e regulá-las, a partir de possíveis interpretações literárias.

Sobre o realizador: Paulo Scott nasceu em Porto Alegre em 1966. Escritor e professor universitário, publicou dez livros: quatro romances, um livro de contos e cinco de poesias. Recebeu os prêmios Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional, APCA, Açorianos de Literatura, entre outros, e foi finalista de prêmios como Jabuti, Prêmio São Paulo de Literatura, Prémio Literário Casa da América Latina (Portugal). Vive atualmente em Garopaba, Santa Catarina.

Informações: De 10 de março a 14 de abril. Curso dividido em seis encontros de duas horas cada, às terças-feiras, das 19h às 21h | 20 vagas

Para se inscrever, clique aqui. *Inscrições até 29/02

Curso: Histórias Negras, com Fernanda Miranda

Através de aulas expositivas, leituras de trechos de obras e debates, o curso "Histórias Negras: Romance e autoria negra no Brasil" abordará alguns aspectos formativos do corpo de romances de autoras negras brasileiras, salientando seus principais contornos e linhas de força. Lidas em diálogo, as narrativas em foco inscrevem na ficção um conhecimento decolonial da História, ampliando a imaginação constituinte do tempo e discutindo os parâmetros de construção da nação como projeto e projeção das elites.

Sobre a realizadora: Fernanda Miranda é doutora e mestra em Letras (USP), atualmente pesquisadora de pós-doutorado. Publicou “Carolina Maria de Jesus, literatura e cidade em dissenso” e “Silêncios prEscritos: estudo de romances de autoras negras brasileiras (1859-2006)”.

Informações: De 11 de março a 15 de abril. Curso dividido em seis encontros de duas horas cada, às quartas-feiras, das 19h às 21h | 20 vagas.

Para se inscrever, clique aqui. *Inscrições até 29/02

Oficina de Literatura Infantil: Os clássicos, com Isabel Lopes Coelho

O objetivo dessa oficina é conhecer brevemente alguns clássicos da literatura dita infantil, através dos tempos. Das fábulas gregas, passando pelos contos de fada e contos maravilhosos e também algumas obras de autores brasileiros. Os participantes serão convidados a perceber as minúcias de diferentes edições - contando com o acervo da própria biblioteca.

Sobre a realizadora: Especialista em literatura infantil e juvenil. Foi diretora do Núcleo Infantojuvenil da editora Cosac Naify, onde trabalhou por doze anos.
Recebeu, em 2013, o prêmio BOP de melhor editora do ano na Feira do Livro Infantil de Bolonha, e foi finalista, no ano seguinte, do prêmio na Feira do Livro de Londres. Atualmente é responsável pela área de literatura infantil e juvenil da editora FTD.

Informações: 21 de março, oficina das 14h às 18h | 20 vagas.

Para se inscrever, clique aqui. *Inscrições até 29/02