Histórias brasileiras: cangaço

Dia 8/10, às 19h

No terceiro Histórias Brasileiras de 2019, recebemos a autora de "Maria Bonita: sexo, violência e mulheres no cangaço" (Cia das Letras) e o autor de "Apagando o Lampião" (Ed. Global). Com mediação de Cristhiano Aguiar, Adriana Negreiros e Frederico Pernambucano de Mello falarão sobre os mitos e as verdades do banditismo rural do Nordeste dos anos 30 a partir de suas pesquisas sobre a vida de figuras centrais para a compreensão do cangaço: Maria Bonita e Lampião.

Sobre os autores:
Adriana Negreiros nasceu em São Paulo, em 1974, e cresceu em Fortaleza. É jornalista e tem graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Trabalhou nas revistas Veja, Claudia e Playboy e é colaboradora da revista Piauí. Atualmente, vive no Porto (Portugal) e cursa mestrado em Filosofia Política na Universidade do Minho, em Braga.

Frederico Pernambucano de Mello nasceu no Recife, em 1947. É bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife. Foi procurador federal no Recife e, de 1972 a 1987, integrou a equipe do sociólogo Gilberto Freyre na Fundação Joaquim Nabuco, que o reconhecia, já em 1984, como “mestre dos mestres em assuntos de cangaço”.

 

Quando: 08/10, às 19h

Local: Espaço Tula Pilar Ferreira