14ª Semana Semana de Valorização do Patrimônio

Dias 14, 15 e 16/08

A semana da Valorização do Patrimônio 2019 tem como tema “Agentes e Práticas Institucionais da Memória Paulistana”. Serão três dias destinados a ampliar a reflexão sobre as ações ligadas à preservação do patrimônio cultural e da memória na cidade de São Paulo, debatendo como esta foi realizada ao longo de sua história pelos seus atores institucionais. Também serão abordados os desafios e possibilidades dessa prática no contexto contemporâneo, pensando a necessidade de atuação em conjunto com a sociedade e estimulando a troca de experiências entre pesquisadores, estudantes, profissionais do patrimônio, intelectuais e demais interessados na área.

Programação

14/08

Das 14h às 14h30: Abertura do evento 
Das 14h30 às 16h: Mesa 1 - O DPH na SMC: origem e balanço
Terá como tema a criação do DPH junto com a Secretaria Municipal de Cultura e mais tarde do CONPRESP. 
Das 16h45 às 18h: Prêmio Murilo Max 
3ª edição do Prêmio que relembra a trajetória do primeiro diretor do DPH, arquiteto e docente da FAU-USP, e homenageia destaques contemporâneos em 3 categorias: Memória, Valores e Práticas.
 

15/08

Das 9h às 10h30: Mesa 2 - Gestão compartilhada: conexões com outros órgãos de Patrimônio
Tratará das questões da salvaguarda do patrimônio cultural na cidade de São Paulo e suas intersecções com os outros órgãos de preservação existente.
Das 11h às 12h30: Mesa 3 - Patrimônio Cultural e participação social
Será debatida a inserção de novas experiências e olhares dentro do processo de salvaguarda, apresentando casos paradigmáticos de preservação em São Paulo em conjunto com demandas de movimentos sociais e grupos de bairro, bem
como questões acerca da arqueologia urbana.
Das 14h às 18h: Mesa 4 - O tombamento na dinâmica municipal
Discutiremos tombamentos recentes realizados pelo DPH, apresentando em profundidade os temas estudados durante os últimos anos, expondo o trabalho técnico de pesquisa efetuado pelo Departamento que embasou o encaminhamento para decisão do CONPRESP.

 16/08

Das 9h às 10h30: Mesa 5 - Patrimônio Cultural e desenvolvimento urbano na área central
Será debatida a relação e os limites entre patrimônio cultural, planejamento e desenvolvimento urbano, com luz às questões recentes sobre o PIU Centro e o instrumento da TDC.
Das 11h às 12h30: Mesa 6 - Paisagem, projeto e arte urbana
Reflexão sobre a paisagem da cidade como patrimônio cultural e trazer questões acerca de projetos urbanos e intervenções artísticas que impactam o ambiente e chamam a atenção para outras formas de olhar a cidade.
Das 14h às 16h30: Mesa 7 - Perspectivas contemporâneas do Patrimônio Cultural
Proporá um balanço do evento e provocações necessárias para a continuidade do trabalho desenvolvido pelo Departamento em torno da salvaguarda do patrimônio cultural de São Paulo.
Das 17h às 18h: Roteiro - Memória Paulistana
Inauguração do projeto Memória Paulistana, com um roteiro para a ativação das placas de lugares de memória, partindo da Biblioteca Mário de Andrade pelo Triângulo Histórico até o Beco do Pinto, para a festa de abertura da Jornada do Patrimônio.

Organização: Raquel Schenkman

Para se inscrever, clique aqui

 

Quando: 14, 15 e 16/08 

Local: Auditório da Biblioteca Mário de Andrade