37º Café Literário - Svetlana Aleksiévitch

Com o livro A guerra não tem rosto de mulher

37º Café Literário, sob a curadoria da Prof.ª Janaina Soggia, discutirá a obra “A guerra não tem rosto de mulher”, de Svetlana Aleksiévitch.

Quando: 26/05, às 15h

Local: Rua da Consolação, 94

O evento é gratuito e os ingressos serão distribuídos 1h antes do início da palestra.

Sobre a obra: A história das guerras costuma ser contada sob o ponto de vista masculino: soldados e generais, algozes e libertadores. Trata-se, porém, de um equívoco e de uma injustiça. Se em muitos conflitos as mulheres ficaram na retaguarda, em outros estiveram na linha de frente.
É esse capítulo de bravura feminina que Svetlana Aleksiévitch reconstrói neste livro absolutamente apaixonante e forte. Quase um milhão de mulheres lutaram no Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial, mas a sua história nunca foi contada. Svetlana Aleksiévitch deixa que as vozes dessas mulheres ressoem de forma angustiante e arrebatadora, em memórias que evocam frio, fome, violência sexual e a sombra onipresente da morte.

Sobre a autora: Nasceu na Ucrânia, em 1948. Jornalista e escritora, refinou ao longo de sua obra uma escrita única, desenvolvida a partir de observação da realidade e ostentando as melhores qualidades narrativas da tradição da literatura em língua russa. Em 2015, recebeu o prêmio Nobel de literatura.

Fonte: Companhia das Letras