Artes do Corpo na Mário

26/04, às 19h e 28/04, às 17h

Participando das celebrações da dança e do circo no mês de abril, a Mário apresenta uma programação especial para o encontro entre as artes do corpo e a literatura.

No dia 26, sexta-feira, às 19h, apresentamos o espetáculo de dança Colônia Penal, da Cia Carne Agonizante. A premiada coreografia de Sandro Borelli se baseia na obra homônima de Franz Kafka e em ampla pesquisa sobre as torturas cometidas durante a ditadura militar brasileira (1964-1985). A dança se torna, aqui, uma experiência de grande tensão já que, tanto em Kafka quanto na prática de tortura realizada num Brasil recente, o corpo é tornado o Lugar onde se aplicam penas insólitas.

No dia 28, domingo, ocorrem duas apresentações:

Às 17h, entra em cena a artista circense Karen Massae Nashiro com o espetáculo Tons da Força. Inspirada no mito de Lilith e no livro Mulheres que Correm com os Lobos, de Clarissa Pinkola Estés, a narrativa é desvelada em um ritual de dança e muito equilíbrio sobre “cadeiras acrobáticas”. A trilha sonora é executada ao vivo em Didjridu, Kalimba, Djembê, Handpan e diversas flautas brasileiras pelo músico Fábio Senna.

Na sequência, às 18h, apresentamos o experimento cênico LIVRO VIVO #1 - primeiro episódio da série Livro Vivo - leitura expandida a corpo, imagem e som. A partir da obra Treino (em) Poema, do grande mestre de butô Kazuo Ohno, editada pela n-1, quatro artistas se encontram para um improviso de Presença. Os dançarinos treinados em butô Zetta e Aya Ohara reagem com seus corpos à leitura que a atriz Elisa Band faz de trechos do livro e aos sons que o músico Peri Pane tira de seu violoncelo.

Colonia Penal
Sandro Borelli, Cia Carne Agonizante
Quando: 26/04, às 19h
Local: Auditório da BMA - Rua da Consolação, 94
Duração: 50 minutos
Faixa etária recomendada: acima de 16 anos
Retirar ingresso 1 hora antes

Tons da Força
Karen Massae Nashiro
Quando: 28/04, às 17h
Local: Auditório da BMA - Rua da Consolação, 94
Duração: 40 minutos
Indicação Livre
Retirar ingresso 1 hora antes

Livro Vivo #1 : Experimento cênico
Com Aya Ohara, Zetta, Elisa Band e Peri Pane
Quando: 28/04, às 18h
Local: Sala Multiuso - Piso Térreo  - Rua da Consolação, 94
Duração: 40 minutos
Indicação Livre
Não há necessidade de retirar ingresso

Programação Gratuita