Inauguração do Sarauzódromo - Um tributo à Ruth Guimarães

18/04, às 19h.

No dia 18 de abril é reinaugurada Sala Multiuso da Biblioteca Mário de Andrade, informalmente chamada de Sarauzódromo. Após passar por reformas e reabertura dos janelões para o jardim, o espaço renasce como um palco para diversas programações envolvendo literatura e performance. Saraus, slams e eventos de poesia expandida são algumas das linguagens que ocuparão o espaço.

Na celebração do dia 18 estarão presentes dois grandes nomes da literatura brasileira contemporânea: Conceição Evaristo e Roberta Estrela D’Alva farão um tributo à Ruth Guimarães, contando sua história e lendo trechos de sua obra.

Ruth Botelho Guimarães, nascida em Cachoeira Paulista em 1920, além de poeta, romancista, contista, cronista, jornalista e teatróloga, notabilizou-se como tradutora e pesquisadora da literatura oral no Brasil. Seu romance Água funda perpassa o universo caipira da fazenda Olhos D'água, localizada em uma cidadezinha do interior mineiro, aos pés da Serra da Mantiqueira. Pela atmosfera mágica desfilam senhores e sinhás, contadores de casos, ou causos, onde a superstição e o sobrenatural muitas vezes orientam a vida cotidiana.

Conceição Evaristo é romancista, contista e poeta, doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Ativa nos movimentos de valorização da cultura negra em nosso país, estreou na literatura em 1990, quando passou a publicar seus contos e poemas na série Cadernos Negros. Hoje sua obra é celebrada e estuda no Brasil e no exterior.

Roberta Estrela D’Alva é atriz-MC, diretora, pesquisadora e slammer. Membro fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e do coletivo transdisciplinar Frente 3 de Fevereiro Frente 3 de Fevereiro . É idealizadora e slammaster do ZAP! Zona autônoma da Palavra, primeiro "poetry slam" (campeonato de poesia) brasileiro.

Entrada gratuita (100 lugares)

Quando: 18/04, às 19h

Local: Sala Multiuso - Piso Térreo - Rua da Consolação, 94