Cinemário: Rio de Janeiro

Confira a programação

Toda quarta-feira, às 19h, a Biblioteca Mário de Andrade exibe um filme diferente. A cada mês selecionaremos uma grande metrópole para ser homenageada.

Em fevereiro apresentaremos longas-metragens que tem a cidade do Rio de Janeiro como cenário.

Zuzu Angel, com direção de Sérgio Rezende, 06/02
Brasil, anos 60. A ditadura militar faz o país mergulhar em um dos momentos mais negros de sua história. Alheia a tudo isto, Zuzu Angel (Patrícia Pillar), uma estilista de modas, fica cada vez mais famosa no Brasil e no exterior. O desfile da sua coleção em Nova York consolidou sua carreira, que estava em ascensão. Paralelamente seu filho, Stuart (Daniel de Oliveira), ingressa na luta armada, que combatia as arbitrariedades dos militares. Resumindo: as diferenças ideológicas entre mãe e filho eram profundas. Ela uma empresária, ele lutando pela revolução socialista e Sônia (Leandra Leal), sua mulher, partilha das mesmas idéias.

Pôster do filme com mulher abraçando jovem.

 

 

 

 

 

 

 

Cazuza: o tempo não pára, com direção de Sandra Werneck, 13/02
A vida louca que marcou o percurso profissional e pessoal de Cazuza (Daniel de Oliveira), do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos: o sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios de uma geração, o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira, criando e se apresentando, mesmo debilitado pela Aids.

Pôster do filme com montagem de imagem de corpo inteiro do ator cantando no palco  e um zoom em seu rosto.

 

 

 

 

 

 

 

Central do Brasil, com direção de Walter Salles, 20/02
Dora (Fernanda Montenegro) escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil. Uma das clientes de Dora é Ana, que vem escrever uma carta com o seu filho, Josué, um garoto de nove anos, que sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Na saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o menino e envolvendo-se com ele. Termina por levar Josué para o interior do Nordeste, à procura do pai. À medida em que vão entrando país adentro, esses dois personagens, tão diferentes, vão se aproximando. Começa então uma viagem fascinante ao coração do Brasil, à procura do pai desaparecido, e uma viagem profundamente emotiva ao coração de cada um dos personagens do filme.

Pôster do filme com imagem de mulher deitada no colo de um garoto, que faz carinho es

 

 

 

 

 

 

 

Última parada 174, com direção de Bruno Barreto 27/02
Drama baseado em fatos reais sobre a vida do rapaz Sandro do Nascimento, menino de rua que sobreviveu à chacina da Candelária e, em 2000, sequestrou um ônibus no Rio de Janeiro. Tendo uma moça como refém na mira de seu revólver, a polícia - atiradores de elite - acabou disparando e matando os dois. O fato foi transmitido pela TV. Em 2002 o diretor José Padilha, de "Tropa de Elite", transformou a história no documetário "Ônibus 174".

Pôster do filme com montagem de sombra masculina e abaixo mulher escrevendo em uma janela de vidro.

 

 

 

 

 

 

(Fonte: Filmow)