70 anos do TBC

25/01, nos 465 anos de São Paulo!

Uma maratona de três “leituras cênicas” vai reunir mais de 50 artistas, entre atores, diretores e técnicos, no aniversário de São Paulo, dia 25, no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, para comemorar também os 70 anos do TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), completados em outubro último e lembrados em premiação recente da APCA.

As leituras serão precedidas de contextualizações históricas e de projeções de fotos, apresentadas pela ATBC, sobre as montagens originais no célebre teatro do Bixiga.

Seis horas seguidas, a partir das 15h, serão dedicadas a dois dos maiores diretores do TBC em sua época áurea: o polonês Ziembinski e o paulista Flávio Rangel, com espetáculos emblemáticos que dirigiram, sucessos de crítica e público: “Volpone”, de Ben Jonson, em adaptação de Stefan Zweig; e “A Semente” de Gianfranceso Guarnieri, respectivamente.

A primeira leitura, às 15h, é de VOLPONE, do autor inglês (elisabetano) BEN JONSON (1572-1637), em adaptação do escritor austríaco Stefan Zweig, com direção de JOHANA ALBUQUERQUE que presta especial homenagem ao diretor Ziembinski e à montagem TBC de 1955. No elenco: Daniel Alvim, Luciano Gatti, Joca Andreazza, Norival Rizzo, Cacá Toledo e atores da Cia. Bendita Trupe.

A leitura que encerra as comemorações é de A SEMENTE, de Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006), às 18h, montada em 1961 no TBC.

A direção de “A Semente” é de CIBELE FORJAZ (diretora da Cia. Livre de SP, professora no Departamento de Teatro da ECA-USP). A leitura também marca os trinta anos de morte do diretor paulista Flávio Rangel (1934-1988). No elenco estarão Juca de Oliveira – integrante do elenco original de 1961 –, Denise Fraga, Lúcia Romano e atores e atrizes colaboradores da Cia. Livre.

Quando: 25/01

15h- “Volpone” 

18h- “A Semente”.

Local: Auditório da Biblioteca Mário de Andrade (175 lugares)

Endereço: R. da Consolação, 94 - República, São Paulo - SP

Recomendação: 14 anos

Gratuito- distribuição de senhas 1h antes de cada de cada leitura.

Foto da capa: TBC 1951 – “Seis Personagens à Procura de um Autor”. Da esquerda para direita - Xandó Batista, Cleide Yáconis, Ruy Affonso, Elizabeth Henreid, Maurício Barroso, Waldemar Wey, Wanda Primo, Leonardo Villar, Maria Lúcia e Maria Augusta.