Clube de Poesia na Mário: Elizabeth Bishop

11/02, às 19h

Gosta de Poesia? Quer ler mas não sabe muito bem por onde começar? Nunca pensou em ler mas agora que viu esse texto ficou curioso? Então vem para o nosso Clube de Poesia!

O livro do mês de fevereiro é Poemas Escolhidos, de Elizabeth Bishop

Imagem da capa do livro de fundo amarelo com listras laranjas. O Título está na cor vermelha

Quando: 11/02, às 19h

Sobre a obra: Apesar de ter publicado pouco em vida, Elizabeth Bishop é tida como uma das mais importantes vozes da poesia norte-americana.
Esta antologia, organizada e traduzida por Paulo Henriques Britto, apresenta grande parte dos poemas que a autora publicou em vida e alguns poemas póstumos, ainda inéditos em português. Estão aqui também os poemas que a autora escreveu sobre o Brasil, resultado das quase duas décadas em que morou no país.
Mesclando a capacidade de observar e descrever a textura do mundo, lugares e animais a uma inclinação psicológica e subjetiva, Bishop se debruça sobre temas como o tempo, a memória, a natureza e o amor, em composições que apresentam uma grande variedade de recursos formais, em que a relação entre forma e conteúdo é perfeitamente evidente.
Como ressalta Paulo Henriques Britto em um dos textos introdutórios que acompanham o volume, “como todo poeta lírico, Bishop toma sua própria experiência individual como matéria-prima; como todo artista maior, com base nesse material pessoal ela cria obras cujo interesse vai além do puramente autobiográfico e pessoal”.

(Fonte: Companhia das Letras)

Sobre a autora: filha única, nasceu em Worcester, Massachusetts, em 8 de fevereiro de 1911. Bishop foi muito influenciada pela poeta Marianne Moore, a quem ela foi apresentada por um bibliotecário em Vassar, em 1934. Moore teve um grande interesse na obra de Bishop, se encantando ao ponto de dissuadir Bishop de entrar para a Cornell Medical School, onde a poeta tinha brevemente se inscrito depois de se mudar para Nova York, logo após a sua formatura em Vassar. Levou quatro anos para que Bishop dirigi-se a amiga como “Querida Marianne” e não “Querida Sra. Moore”, mesmo assim por insistência de Marianne. A amizade entre essas duas mulheres foi memorializada por uma extensa e rica correspondência. Elizabeth Bishop, poetisa americana, considerada uma das mais importantes do século XX a escrever na língua inglesa. Foi a vencedora do Prêmio Pulitzer na categoria Poesia no ano de 1956 e em 1976 foi a primeira mulher a receber o prêmio internacional Neustadt de Literatura, única americana a recebê-lo. Foi casada com Lotta de Macedo Soares e Mary Morse de 1951 à 1967.

(Fonte: Instituto Lotta)