36º Café Literário - Amós Oz

Com o livro De repente, nas profundezas do bosque

 O 36º Café Literário será sobre o livro De repente, nas profundezas do bosque, de Amós Oz

Imagem de capa de livro com fundo creme e ilustrações coloridas assemelhando-se a flores. O título está do lado direito

Quando: 28/04, às 15h

O evento é gratuito e os ingressos serão distribuídos 1h antes do início da palestra.

Sobre a obra: Uma pequena aldeia atravessada por um rio cristalino e rodeada por um bosque frondoso tem uma particularidade insólita: não há nela nem um único animal. Nem animais domésticos, nem silvestres; nem peixes, nem aves; nem mesmo insetos de qualquer espécie perturbam a monotonia da vida dos aldeões.
Mas dois garotos, Mati e sua amiga Maia, não se conformam com os rodeios e as histórias mal contadas dos adultos e resolvem investigar por conta própria, desafiando a proibição de entrar no bosque, onde reina o temível Nehi, o demônio das montanhas. Depois dessa aventura, nenhum dos dois será mais o mesmo - nem a aldeia.
Numa linguagem desenvolta, plena de humor e sutileza, Oz nos envolve num universo assombroso e fascinante, exaltando o poder do conhecimento, da independência de espírito e da ética pessoal contra as idéias feitas que perpetuam a discriminação, a intolerância, a opressão. Não há, portanto, solução de continuidade entre a empenhada literatura "adulta" do escritor e esta que ele definiu apropriadamente como "uma fábula para todas as idades".

Sobre o autor: Nasceu em Jerusalém, em 1939. Desde os anos 1960 tem se dedicado a uma extensa produção literária, que inclui romances, ensaios e críticas. Falecido em dezembro de 2018,  como escritor e ativista político, foi o intelectual israelense mais renomado de nossos dias.