Programação Infantil 2018

Contação de História: Dona Velha e o Saci, com Cris Miguel

Quando: 9/12, às 15h

Dona Velha é uma personagem que nasceu no programa Baú de Histórias da TV Ratimbum e TV Cultura, interpretada por Cris Miguel, que canta e toca sanfona.

Dona Velha é uma senhora caipira, muito carismática, que mora na roça e que adora falar, cantar e cuidar dos seus bichos de estimação, todos que ela cria debaixo da sua cama. Ela tem de tudo lá, cria até Saci. Mas o Saci a importuna tanto, que um dia ela decide prendê-lo dentro da garrafa.

Em forma de show musical com bonecos, Dona Velha apresenta causos e cantos da cultura popular caipira. A música caipira de raiz contribui para a memória musical do Brasil, assim os adultos
relembram grandes clássicos de Inezita Barroso, Jararaca e Ranchinho, Cascatinha e Inhana, além cantigas de domínio público e parlendas, oferecendo diversão para crianças e adultos!

Cris Miguel: atriz, autora de histórias para crianças, instrumentista (acordeon, harmonium, piano, harpa celta
e pandeiros) cantora e dançarina. Estudou música na Faculdade de Artes do Paraná. Desde 97 integra o grupo de músicas étnicas Mawaca. Ao lado de Sergio Serrano é fundadora da Companhia Ópera na Mala e autora do premiado programa Baú de Histórias da TV Ratimbum e TV Cultura indo para o ar 78 programas, e apresentações por todo Brasil e exterior.

Duração: 50 minutos.
Entrada Gratuita

Contação de Histórias: "Fadas" com Cris Miguel,

Quando: 01/12, às 15h

A fada existe sim e ela vem pra contar histórias! A fada é um ser mitológico e fantástico que protege os seres humanos ou intervém magicamente nos seus destinos através de encantamentos. Ondina, Melusina, Devas da Montanha, a Fada enfadada e outros contos... de fada é claro, são as histórias escolhidas para esta brincadeira de fazer sonhar as crianças.

Cris Miguel conta suas historias através de um teatro de bonecos musical, com bonecos de papel, de teatro de sombra e de tecidos. A música ao vivo é executada com uma harpa celta e o acordeom.
A mistura da música, das histórias e destes bonecos dá o tom lúdico que dá asas a imaginação de uma maneira poética e divertida!

A entrada é gratuita
Bonecos: Cris Miguel e Paula Galasso
Duração: 50 minutos - Livre para todas as idades!

Contação de História Dona Velha e o Saci, com Cris Miguel,

Quando: 17/11, às 15h

Dona Velha é uma personagem que nasceu no programa Baú de Histórias da TV Ratimbum e TV Cultura, interpretada por Cris Miguel, que canta e toca sanfona.

Dona Velha é uma senhora caipira, muito carismática, que mora na roça e que adora falar, cantar e cuidar dos seus bichos de estimação, todos que ela cria debaixo da sua cama. Ela tem de tudo lá, cria até Saci. Mas o Saci a importuna tanto, que um dia ela decide prendê-lo dentro da garrafa.

Em forma de show musical com bonecos, Dona Velha apresenta causos e cantos da cultura popular caipira. A música caipira de raiz contribui para a memória musical do Brasil, assim os adultos
relembram grandes clássicos de Inezita Barroso, Jararaca e Ranchinho, Cascatinha e Inhana, além cantigas de domínio público e parlendas, oferecendo diversão para crianças e adultos!

Leitura de Pippi Meialonga

Quando: 18/11, às 11h e às 15h

Pippi Meialonga é uma garota esperta, forte e destemida. Suas histórias, criadas pela sueca Astrid Lindgren, são sempre cheias de aventuras, bem fora do estereótipo das meninas delicadas e sensíveis, que precisam de cuidados e proteção.

com Djami Sezostre

Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra para crianças

Quando: 20/11, às 11h e 15h30

A FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, será realizada no período de 19 a 21 de novembro de 2018 promovida pela Faculdade Zumbi dos Palmares.

Durante dois dias serão realizados lançamentos e vendas de livros, quadrinhos e mangás, produtos de afro-empreendedores, além de atividades culturais para professores e estudantes de todas as idades: palestras, debates e contações de histórias.

A contação de histórias na Flinkinha é parte das atividades do FlinkSampa 2018:

11hs.
Veralinda Menezes - Leitura e Performance teatral e musical de Historias de Veralinda.
Livros: Princesa Violeta – Lilinda – Passáro Perdido
Mariah da Penha – Contação de historias e performance – Máscaras Negra

15h30
Contação de estórias e papinho com o leitor
Kenia Maria

Oficina Infantil: Brinquedos Ópticos – Imagem em movimento

Quando: 24/11, às 15h

Os inscritos terão a oportunidade de construir dois brinquedos ópticos que geram uma ilusão de movimento: o “Folioscópio” e o “Taumatropo”.

Folioscópio - em uma folha de mais ou menos 20 x 8 cm, dobre ao meio e na parte superior e inferior faça um desenho, ao enrolar e desenrolar, obtemos uma animação (vide a ilustração).

Taumatropo - inventado por Willian Fitton (1825), o aparelho é um disco de papelão onde em um lado há o desenho de uma gaiola e no outro o de um passarinho. Ao fazê-lo rodar sobre um fio esticado, as duas imagens se misturam dando a impressão de que o pássaro está dentro da gaiola (vide ilustração).

Vagas: 20

 

Palhaços em ação! Coletivo Cirkospício:

Três palhaços chegam e demonstram suas habilidades circenses com muita diversão e acrobacia. Através de esquetes clássicas da palhaçaria levam o público ao contato com a música, imaginação e o poder da mente.

Quando: 07 e 08/09, às 15h

 

Grudadinhos - Oficina de adesivos para crianças

As crianças montam seu próprio álbum e adesivos personalizados, para grudar, com um pouco de imaginação e muita cor, criando divertidos adesivos para colar e enfeitar.

A natureza é o tema da Grudadinho, as crianças são estimuladas pelo reino animal onde vão descobrindo seu animal preferido, suas qualidades, e o que o cerca. Grudando no imaginário, incentivando a percepção visual e sentimental dos pequenos.

Desenhando, pintando, colando e criando o cenário da sua própria estorinha.

Quando: 15/09, às 15h

20 vagas (Os lugares serão preenchidos por ordem de chegada)

oficineira: Mush Spavier
grupo: Urbanera
Duração: 2h

Contos Ciganos com Cris Miguel

Zingarella gosta de sair andando pelo mundo assim como os ciganos fazem! E os lugares que mais visitou foram no Leste Europeu, uma parte do mundo onde se encontram muitos deles. Pelas suas andanças colheu histórias e músicas que são compartilhadas com muita alegria nesta brincadeira de contar histórias.

Dentre as histórias estão Vasya pé branco e o Cigano e a Galinha, intermeadas por músicas dos ciganos da Romênia, da Sérvia, da Bulgária, da Macedônia.

O espetáculo conta com música ao vivo, com acordeom, pandeiros, dança e bonecos, enfim, muitos cantos e muitos contos pra mostrar a alma alegre e colorida que este povo tem!

Quando: 22/09, às 15h

 

Oficina para crianças 2 em 1: Livro Ilustrado com carimbo, com Daniele Martin

Com um pedacinho de E.V.A e muita imaginação as crianças produzem seus próprios carimbos. Em seguida, aprendem a fazer um livro e criam uma história visual com diversos materiais. O resultado são livros cheios de fantasia, cores e formas!

Faixa-etária: Crianças a partir de 6 anos
Número de participantes: 20
(Distribuição de ingressos com 1h de antecedência por ordem de chegada ) :)
Duração: 1h30
Material incluso: papéis coloridos, linha, tesoura,
cola, materiais para desenhar e colorir, bloquinho de madeira, espuma de E.V.A.

A oficina é gratuita

Ao final da atividade, cada criança levará para casa o carimbo e o livro que criou.

Quando: 29/09, às 15h

 

Oficina Rock para pequenos, com Laura Macoriello

A oficina contará com equipamentos antigos como vitrola, walkman, LPs, fitas cassetes, oficina de pintura e iremos apresentar os grandes astros de rock!

Através do livro, traremos lições de cidadania, como tomar banho, pentear os cabelos, ter respeito pelos mais velhos, proteger a natureza, etc.

Todas as crianças receberão um botton com ilustrações do livro e por último faremos o sorteio de um exemplar.

Quando: 06 e 07/10, às 15h

 

Habiba – Contos Árabes Cris Miguel

Três personagens árabes compõem o espetáculo Habiba.

O primeiro apresenta a personagem Habiba, uma contadora de histórias que narra através dos tapetes persas. O segundo é o Príncipe Ádil, que vem falar de como enfrentar e vencer os medos. E, por fim, o Fantasma da Tia Khalil, que gosta de fazer kibe, dar sustos e cantar!
Apresentando a cultura árabe através de histórias, dança, música tradicional, bonecos e brincadeiras, o espetáculo fala da luta pelos sonhos, de valores e de coragem, e passeia pelo imaginário árabe de mercadores e suas viagens pelo deserto, encanto e magia de uma tradição de contadores de histórias.

Quando: 12/10, às 15h

Feira de troca de livros infantis

No dia das crianças a Biblioteca Mário de Andrade promoverá especialmente uma feira de troca de livros infantis.

É uma ótima oportunidade para fomentar o hábito de leitura e incentivar o compartilhamento literário entre as crianças!

As regras são as mesmas que a feira de troca de livros mensal:
* Um por um (vale gibis, livros etc.)
* Só serão aceitos livros e gibis em bom estado de conservação


Quando: 12/10, às 14h
Local: Sala Infantil

 

Príncipe Siddhi com Cris Miguel

Cris Miguel apresenta a história de Siddhi, um pequeno príncipe indiano que se sentia como um pássaro preso na gaiola vivendo dentro do Palácio de Ouro e Prata, pois seus pais não permitiam
nunca que ele saísse de lá. Mandavam presentes e muitos agrados, mas nada o satisfazia além da vontade de conhecer o mundo além das muralhas.

Inspirado na história de Sidharta Gautama, e em pequenas lendas da vida de Buda tiradas do livro de Noorinayat Khan. Noor foi uma real princesa indiana, filha de um mestre sufi que escrevia e contava histórias pra crianças. Um espetáculo que traz de forma divertida e comovente valores como respeito, harmonia e beleza no caminho da busca da verdade.

Apresentando a cultura indiana, os contos são ilustrados com teatro de sombras, música e dança clássica da Índia, que de forma singela buscam a comunhão com o público de todas as idades no
resgate da função ancestral de se contar uma história.

Quando: 13/10, às 15h

 

Musicalização para bebês (até 3 anos), com Bel Borges

“Música é como o mar: tem adulto que nada no raso e criança que nada no fundo." (Helio Ziskind)

Brincar. Cantar uma melodia. Acompanhar na palma da mão, estalar os dedos, tirar sons do próprio corpo. Imitar sons e inventar outros tantos. Dançar. Fazer de si um instrumento musical! Essa é a proposta do projeto “Voz, Som e Movimento”: uma vivência musical para ser compartilhada entre adultos e crianças, com jogos e brincadeiras que visam sensibilizar a escuta e estimular a percepção, unindo as possibilidades expressivas do corpo e da voz,
som e movimento. Na brincadeira e no jogo, adultos e crianças vão trocando afetos, descobrindo e construindo juntos novas maneiras de ler e compreender o mundo.

Conteúdos:

  • Percepção e sensibilização da escuta
  • Brincadeiras e jogos musicais da cultura popular
  • Jogos de som e movimento
  • Histórias sonorizadas
  •  Apreciação musical

Bel Borges, cantora, atriz, preparadora vocal e educadora musical, é formada pelo Instituto de Artes da Unesp no curso de Educação Artística, com habilitação em Música. Participou de diversas formações da pedagogia Orff, no Brasil e no exterior – em 2014 fez o curso ORFF AFRIQUE: Orff Schulwerk and African Musical Traditions, em Ghana, África.

Público alvo: grupos de bebês e crianças de até 3 anos, acompanhados pelos pais/ responsáveis
Duração: 1 hora

Quando: 20/10, às 15h

 

Musicalização para crianças (4 a 8 anos), com Bel Borges

“Música é como o mar: tem adulto que nada no raso e criança que nada no fundo." (Helio Ziskind)

Brincar. Cantar uma melodia. Acompanhar na palma da mão, estalar os dedos, tirar sons do próprio corpo. Imitar sons e inventar outros tantos. Dançar. Fazer de si um instrumento musical! Essa é a proposta do projeto “Voz, Som e Movimento”: uma vivência musical para ser compartilhada entre adultos e crianças, com jogos e brincadeiras que visam sensibilizar a escuta e estimular a percepção, unindo as possibilidades expressivas do corpo e da voz,
som e movimento. Na brincadeira e no jogo, adultos e crianças vão trocando afetos, descobrindo e construindo juntos novas maneiras de ler e compreender o mundo.

Conteúdos:

  •  Percepção e sensibilização da escuta
  •  Brincadeiras e jogos musicais da cultura popular
  • Jogos de som e movimento
  •  Histórias sonorizadas
  • Apreciação musical

Bel Borges, cantora, atriz, preparadora vocal e educadora musical, é formada pelo Instituto de Artes da Unesp no curso de Educação Artística, com habilitação em Música. Participou de diversas formações da pedagogia Orff, no Brasil e no exterior – em 2014 fez o curso ORFF AFRIQUE: Orff Schulwerk and African Musical Traditions, em Ghana, África.

Público alvo: crianças de 4 a 8 anos, acompanhados pelos pais/responsáveis.
Duração: 1 hora

Quando: 20/10, às 16h

 

Oficina Animação de bolso – Flipbook

Os participantes serão convidados à criar o brinquedo óptico Flipbook - um bloco de folhas pequeno onde se desenha
uma sequência de imagens, folha a folha, como quadros sobrepostos. Ao repassar, essas folhas rapidamente, é criada a
ilusão de movimento com os desenhos sequenciados.

Metodologia:
-O que é “Flipbook”?
Os participantes conhecerão exemplos de
animação realizada via brinquedo óptico.

-Fazendo um “Flipbook”!
Primeiramente será levantado ideias e
depois serão realizados os desenhos
quadro a quadro.

-Ação!
-A seqüência dos desenhos serão
agrupados e realizarão a exibição dos
resultados.

Danilo Pêra (1984) é graduado em Artes Visuais pela Universidade Belas Artes de São Paulo. Atuou como educador no Museu de
Arte de São Paulo (MASP), Museu da Imagem e do Som(MIS-SP), Pinacoteca do Estado de São Paulo e na 32o Bienal Internacional de Artes de São Paulo. Ministrou aulas de Foto e Vídeo para jovens no Programa Fábricas de Cultura do Catavento Cultural e no Projeto Tela Brasil da Buriti Filmes.
Em paralelo desenvolve produção artística.

Quando: 27/10, às 15h
Público alvo: Crianças e adolescentes acompanhados pelo pais ou responsáveis.
Número de vagas: 20 pessoas
(distribuição de ingressos com 1h de antecedência)

Oficina Cortejo com dupla de palhaços

“O momento do encontro é o momento da possibilidade, é o instante que dá vazão ao concreto e ao inimaginável.”

“Le Petit Corteje” trata-se de uma oficina-cortejo que acontece em espaços alternativos (locais de convivência, escolas, bibliotecas, praças etc.) e mistura jogos, música, palhaçaria e improvisação.

Cangica e Marcha lenta caminham juntos, vem de outros tempos como que viessem de qualquer lugar e fossem também para lugar algum (estão de passagem) e chegam neste tempo e espaço
para encontrar novos criadores (artistas que talvez ainda não saibam que o são).

Motivados a festejar, brincar, e celebrar, com músicas e brincadeiras, propõem uma oficina cortejo. No momento inicial, acontece uma “oficina de criação teatral”, já ministrada pelos palhaços, onde eles criam e esquematizam, junto ao participantes, como será o cortejo, a criação parte da pergunta “Se você fosse um super-herói, que poder você teria para mudar o mundo?”.

O público entra como participante da intervenção, criando
estéticas, movimentos, e jogos, passeando pelo espaço,
(des)organizadamente levando a vivenciar um momento de
fantasias e brincadeira.

Quando: 02, 03 e 04/11, às 15h