Exposição "Em si"

A exposição pode ser visitada até 24/02/2019

Nascida em São Paulo, descendente de húngaros e lituanos, Eva Castiel iniciou sua carreira artística nos anos 1980, com pinturas que logo chamaram atenção pelas cores vibrantes e pelas mulheres de atmosfera dos filmes de Fellini. Formada em Pedagogia, Eva iniciou o curso de pós-graduação em Sociologia e Política, que abandonou para dedicar-se exclusivamente à arte. Nos anos 1990, as telas já não bastavam à Eva, e sua obra começou a tomar o espaço, desdobrando-se em suas primeiras instalações e trabalhos com recortes e colagens.

Nos anos 2000, Eva fez parte do grupo de artistas Casa Blindada, fazendo intervenções urbanas e arte pública coletivamente. Com o grupo, as instalações de Eva levantaram questões sociais e problemas da cidade de São Paulo, como fluxo migratório, falta de moradia, violência e insegurança etc.

Na última década, as instalações deram espaço a mais um suporte no espectro artístico de Eva Castiel: a vídeoarte. Os vídeos da artista abordam temas recorrentes em sua obra individual, como memória, apagamento, alteridade e morte, agora em enquadramentos difusos e com trilhas sonoras surpreendentes.

Todos esses aspectos são tratados nos textos de Estrangeira, monografia inédita de Castiel. Até seu último trabalho, base da exposição Em si¸ está presente no livro. A instalação aborda as tribos nômades que vivem em uma faixa do deserto do Saara, os berberes.

Durante o processo de criação da obra, Eva fotografou as casas (Trigâ, 2018) e as mulheres berberes, trabalhando posteriormente com encáustica sobre as fotografias. Os retratos das mulheres foram retalhados em tiras, as quais foram recoladas, criando as imagens que são projetadas em véus na instalação em Em si.
Aberta à visitação em 24 de novembro de 2018, Em si retoma os questionamentos sobre deslocamento, desterritorialização, sobre ser Estrangeira.

Quando: 24/11, das 11h às 20h

Locais: Saguão | Sala Oval | Sala do Terraço

A exposição irá até 24/02/2019

Entrada gratuita

Cartaz de divulgação com foto com zoom do rosto de uma mulher de óculos. Sobre a imagem há em branco o título da exposição "Em si", a data, horário de visitação e endereço.