31º Café Literário - Katherine Mansfield

Palestra sobre o livro 15 contos escolhidos

O 31º Café Literário será sobre o livro 15 contos escolhidos, de Katherine Mansfield

Imagem da capa do livro em tons de roxo com fundo de fotografia antiga na qual aparecem homens e mulheres com roupas de época, alguns estão em pé e outros sentados. Abaixo, imagem de uma ponte com rio abaixo. O título está em laranja no centro, seguido pelo nome da autora, em amarelo.

O evento contará com a palestra de abertura ministrada pela mestra em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, Cibelle Migliorança.
 

Quando: 25/11, às 15h

Local: Auditório- 1º andar- Rua da Consolação, 94

Ingresso gratuito (retirado 1h antes na Recepção)

Sobre a obra: Nesses contos, publicados entre 1915 e 1922, encontram-se narrativas ousadas com personagens bem-construídos a partir de acontecimentos triviais e descrição apurada. Seu estilo único foi influenciado por nomes como Oscar Wilde e Anton Tchekhov. Considerada modernista, a escritora destaca temas como a desigualdade entre as classes, a posição da mulher na sociedade, o isolamento, a solidão e a transitoriedade da verdade. Katherine Mansfield foi inspiração para grandes nomes, como Clarice Lispector e Virginia Woolf. 15 contos escolhidos de Katherine Mansfield uma excelente oportunidade para quem deseja conhecer seu estilo repleto de sutilezas, uma referência na escrita de histórias curtas e na representação de emoções secretas.

Sobre a autora: Nascida em uma família abastada de Wellington, Nova Zelândia, levou uma existência errática e rebelde. Viveu muitos anos na Europa, em especial em Londres, onde estreou na literatura com a coletânea de contos A German Pension, em 1911.

Enfrentou muitos problemas de saúde, sobretudo a tuberculose, que ocasionou sua morte prematura aos 34 anos. Mas a fugacidade de sua vida não transparece em sua escrita, ao contrário: várias de suas histórias curtas são até hoje consideradas verdadeiras pérolas de perfeição. Numa escrita ao mesmo tempo inovadora e cristalina, explora os meandros da psicologia e da intimidade de seus personagens – e o preciso momento em que, quase imperceptivelmente, algo neles muda para sempre.

Fonte: L&PM editores

Palestrantes

Sobre a Prof.ª Janaina Soggia
Formada em Letras (Licenciatura Plena Português e Inglês) pela Universidade Nove de Julho. Doutoranda em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP. Autora do livro “O duplo espelho: a (auto) reflexividade da obra clariceana ‘Um sopro de vida (Pulsações)’”. Atuou por 5 anos com elaboração de Material Didático no Kumon Instituto de Educação, onde ministrava palestras sobre a metodologia de ensino. Atua como professora desde 2007, em Ensino Técnico, Universitário e Regular.
Idealizou o Clube de Leitura “Café Literário - SP” em Maio/2016, tendo realizado 20 encontros na Casa das Rosas e, em virtude do aumento do público, passou a organizá-lo mensalmente na Biblioteca Mário de Andrade.

Sobre Cibelle Migliorança
Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Nove de Julho. Tem especializações nas áreas de Literatura, Linguística, História, Relações Sociais e Gramática. Mestra em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, com pesquisas sobre Lygia Fagundes Telles e Zooliteratura. Atualmente, dedica-se à uma Graduação na área de Tecnologia em Jogos Digitais.

Maiores informações pelo e-mail: jana.cafeliterario@gmail.com.