Teatro na Mário- Programação encerrada- Setembro

Saudação a Walt Whitman

A Biblioteca Mário de Andrade recebe a peça “Saudação a Walt Whitman”, em que o ator Haroldo Costa Ferrari vivencia os principais versos do poeta americano, numa encenação poética que traduz cenicamente o surpreendente universo do criador da famosa obra “Folhas de Relva”. Haroldo também interpreta poemas de Fernando Pessoa, como a “Saudação a Walt Whitman”, de seu heterônimo Álvaro de Campos, que intitula o espetáculo. Após mais de uma década dedicada à leitura e estudos dos poemas de Walt Whitman, o ator selecionou os textos que suscitam reflexões sensíveis e poéticas no indivíduo de hoje.

A construção narrativa do espetáculo dialoga com os tempos atuais abordando questões ligadas à vida, à passagem do tempo, ao masculino e feminino, ao poder, à política e às guerras. Inúmeros escritores e artistas, dentre eles, Oscar Wilde, Charles Baudelaire, Frederico García Lorca, Ezra Pound, Jorge Luis Borges, Pablo Neruda, Isadora Duncan, Wladimir Maiakovski e Allen Ginsberg mencionam a influência de Whitman em suas criações artísticas. A peça se antecipa à celebração do bicentenário de nascimento de Whitman em 31 de maio de 2019.

A cenografia criada por Luiz Carlos Rossi é montada pelo ator no decorrer da peça que é acompanhada por música instrumental ao vivo tocada pelo percussionista Juliano Veríssimo. A direção é de José Eduardo Vendramini.

Dias de apresentação: 3, 10, 17 e 24 de setembro, às 19h
Duração: 50 minutos
Recomendação: 12 anos


Nome dos Artistas: José Eduardo Vendramini (direção), Haroldo Costa Ferrari (interpretação), Luiz Carlos Rossi (direção de Arte, Cenografia e Figurino), Juliano Veríssimo (direção de Som, Sonoplastia e Percussão), Jonas Ribeiro (iluminação), Gabriela Rodrigues e Renato Mesquita (programação visual e site) Mateus Furlanetto (produção)

Foto do ator Haroldo Costa Ferrari em cena. Ele usa chapéu, veste camisa bege e aponta a frente com a mão direita. Ao fundo, cabideiro com chapéu preto e relógio