Gringa Music: Um Viva aos Sul-Africanos

com Nduduzo Siba

O Gringa Music é um projeto da Biblioteca Mário de Andrade que propõe uma programação musical com os imigrantes residentes em São Paulo para promover a diversidade cultural na cidade. Reuniremos imigrantes oriundos dos mais diversos países da África, Europa Ásia, Oriente Médio, América Central e América Latina.

Nduduzo, 30 anos é uma artista sul-africana que está enfrentando um processo de expulsão de nosso país. Mulher, migrante, negra, egressa do sistema prisional brasileiro e agora também artista, atriz e cantora, Nduduzo tem o sonho de continuar no Brasil para despertar a voz de outras mulheres que "não podem nem sonhar com a liberdade".

Ser expulsa do Brasil neste momento representaria mais uma punição para Nduduzo, que tem construído uma carreira artística em São Paulo após ter cumprido pena em um processo relacionado ao tráfico transnacional de drogas.

Em regime semi-aberto, Nduduzo buscou possibilidades de se integrar à vida em São Paulo, passando por um processo de ressocialização por meio do trabalho com as artes. Nesta época, mesmo ainda privada de sua liberdade, participou de projetos culturais promovidos pelo Coral da Universidade de São Paulo (CORAL-USP), o que lhe permitiu construir uma trajetória artística. "Ela possui talento musical extraordinário, além de carisma social e articulação intelectual", atesta a professora Carmina Pinheiro coordenadora do projeto.

Desde 2017, Nduduzo atua no espetáculo Inútil Canto e Inútil Pranto Pelos Anjos Caídos, escrito pelo dramaturgo Plínio Marcos em 1977, que ficou em temporada na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo e no Itaú Cultural. Também participou de mais de 12 eventos públicos, com destaque para o projeto "Voz Própria" através do grupo no grupo Mulheres Livres, que dará origem a um filme curta metragem patrocinado pela Secretaria do Estado de Cultura. A artista tem contribuído também com o grupo de pesquisa em performances e novas mídias do Colabor-USP, ligado à Escola de Comunicações e Arte (ECA-USP).

Neste momento, Nduduzo apresenta recurso administrativo por meio da Defensoria Pública da União, órgão de assistência judiciária na área de migrações, solicitando que o Ministério da Justiça reconsidere e revogue seu decreto de expulsão com base em sua ressocialização, hipótese prevista na nova lei de migração e no sistema internacional de direitos humanos.

A presença de Nduduzo no Brasil é fundamental para a continuidade dos projetos musicais e novos desdobramentos junto à comunidade artística brasileira, nos meios teatrais, musicais e universitários, já sendo considerada uma referência. A vitória dela significa uma esperança para milhares de mulheres privadas de liberdade que sonham com algum tipo de ressocialização. Queremos Nduduzo no Brasil. Queremos Nduduzo Livre!

Quando: 26/10 (sexta-feira), às 19h.
Local:  Auditório- 1º andar
Evento Gratuito (com retirada de ingressos 1 hora antes do evento)
170 lugares 

Confira a programação completa