Gringa Music: Um Viva aos Italianos

com Debora Sanna

O Gringa Music é um projeto da Biblioteca Mário de Andrade que propõe uma programação musical com os imigrantes residentes em São Paulo para promover a diversidade cultural na cidade. Reuniremos imigrantes oriundos dos mais diversos países da África, Europa Ásia, Oriente Médio, América Central e América Latina.

 A cantora italiana Debora Sanna nos leva numa envolvente viagem pela música da Itália das décadas de 30 a 60, explorando através de uma sólida performance vocal as primeiras influências americanas do jazz e do swing, levadas para lá através do rádio, além das sinuosidades latinas dos tangos e boleros, e depois do rock ‘n’ roll que balançou os ânimos.
Debora Sanna estará acompanhada por Kaneo Ramos na guitarra, Rafael Aragão no contrabaixo acústico e Paulinho Alves na bateria.

Sobre o grupo:
Em 2015, Debora Sanna, cantora italiana, decide desenvolver um projeto voltado à redescoberta das músicas italianas mais conhecidas pelos brasileiros e pelos imigrantes italianos, além de apresentar aos ouvintes aquelas canções que não chegaram a atravessar o oceano e que fazem parte da tradição da “música leggera” italiana.
A pesquisa musical da cantora parte dos anos 1930, quando as primeiras influências americanas das big bands e do jazz chegaram até a Itália através do rádio, e vai caminhando pelos ritmos latinos que na década de 1950 se juntaram às sonoridades locais da música napolitana, até chegar aos anos 1960, quando temos as primeiras contaminações do rock ‘n’ roll nas cancões italianas.
As músicas escolhidas para fazer parte do repertório foram analisadas e respeitadas em sua identidade nuclear, mas ganharam reinterpretações e, para algumas delas, foram criados arranjos diferentes, dirigidos pelo guitarrista Kaneo Ramos, sob a direção geral da cantora.
O projeto foi apresentado no FÓRUM SOCIAL MUNDIAL DAS MIGRAÇÕES 2016 (Centro Esportivo e Lazer Tietê-Faculdade Zumbi dos Palmares), com o objetivo de valorizar a música italiana de qualidade dessas décadas, saindo dos estereótipos dos “clássicos italianos”.
Em 2017 a cantora apresentou o show no Museu da Imigração, no evento cultural VIVA! ITÁLIA 2017. No mesmo ano, o show também foi apresentado nos eventos culturais: VIRADA SUSTENTÁVEL SP 2017 (Unibes Cultural) e SARAU DOS IMIGRANTES 2° EDIÇÃO (Espaço Parlapatões).
Além dos eventos culturais, o projeto ganhou reconhecimento e consistência através de muitas apresentações em casas de show, e com formações variadas: de duo voz e guitarra a trio de voz, guitarra e contrabaixo acústico, até quarteto composto por voz, acordeon (ou guitarra), contrabaixo acústico e bateria. Entre os vários lugares onde as diferentes formações se apresentaram estão: Bistrô Esmeralda, Al Janiah, Drosophyla Bar, Ombra Italian Bar, Raiz Bar, Antonietta, Ciao! Vino E Birra, Quinto Pecado Bistrô, La Nonna Peppa, Bácaro Bar&Cucina, Allora! Vino E Birra.

 

Quando: 21/9 (sexta-feira), às 19h.
Local: Auditório da Biblioteca Mário de Andrade.
Evento Gratuito (com retirada de ingressos 1 hora antes do evento)
Classificação etária: todas as idades.
170 lugares 

Confira a programação completa