Programação Argentina

Final de semana destinado à cultura argentina

Sábado
15h: Palestra sobre literatura argentina
Por Víctor Samuel Barrionuevo, Diretor Geral da Editora e Distribuidora Librería Española e Hispanoamericana, São Paulo

16h: Palestra sobre cinema argentino
Por Natalia Christofoletti Barrenha pesquisadora, curadora e produtora cultural de filmes latino-americanos. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Multimeios do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (2012-2016), especialista em cinema argentino contemporâneo.A palestra apresentará uma síntese sobre o cinema argentino recente, com especial A palestra apresentará uma síntese sobre o cinema argentino recente, com especial atenção ao trabalho e influência de diretores internacionalmente consagrados. Também fornecerá detalhes sobre os três filmes a serem exibidos durante o evento: "El rostro" (2014) de Gustavo Fontán; "El francesito" (2016) de Miguel Kohan e "Resurrección" (2015) de Gonzalo Calzada.

A palestra apresentará uma síntese sobre o cinema argentino recente, com especial atenção ao trabalho e influência de diretores internacionalmente consagrados. Também fornecerá detalhes sobre os três filmes a serem exibidos durante o evento: "El rostro" (2014) de Gustavo Fontán; "El francesito" (2016) de Miguel Kohan e "Resurrección" (2015) de Gonzalo Calzada.

16h30: Filme "El rostro" (2014) por Gustavo Fontán
O diretor Gustavo Fontán costuma fazer um tipo de cinema em um determinado ponto experimental. “O rosto” pode ser considerado uma de suas produções mais ficcionais e narrativas. O enredo se concentra em um homem que navega para uma ilha no Delta, na província de Buenos Aires, Argentina. Lá ele começa a interagir com as pessoas e a paisagem natural da área. As árvores, animais, cores e sensações ao redor do rio Paraná,que centralizam os atos, terão grande importância e destaque visual. Em suas produções, Fontan cria e recria um universo que às vezes pode se tornar incompreensível, mas que no fundo exprime as emoções complexas e naturalmente inapreensíveis e os estados mentais humanos.

18h30: Recital “Argentina em Tangos”, por Dama Juana Quarteto Tango

Piano: Marcelo Enrique Ahumada
Bandoneon: Martin Leandro Mirol
Violin: Luiz Gustavo Menezes Ruivo Nascimento
Contrabajo: Rafael Rodrigues da Silva

19h30: Degustação de vinhos argentinos

A Argentina é o quinto produtor mundial de vinho, reconhecido e premiado.

Domingo
15h: Filme "El francesito" (2016) por Miguel Kohan

A Argentina é um dos países com mais psicanalistas do mundo e este documentário investiga como o trabalho de Enrique Pichon-Rivière ajudou a expandir tal fenômeno. El Francesito, como seus amigos lhe disseram, ancorou as raízes da psicanálise na Argentina. O psiquiatra e psicanalista Pichon-Rivière cresceu na selva do Chaco, no norte da Argentina, e passou a infância em um ambiente selvagem. Kohan entrevistou colegas, familiares e admiradores da obra de Pichon-Rivière para transformar o monumento em um ser humano. Através de diferentes anedotas, o diretor traça um enredo interessante sobre a psicanálise e seu trabalho.

17h: Filme "Ressurrección" (2015) por Gonzalo Calzada
Situado no contexto da epidemia de febre amarela que atingiu a cidade de Buenos Aires, Argentina, em 1871, "Ressurrección" é a história de um jovem sacerdote que, impulsionado por uma visão mística, vai à cidade para ajudar as vítimas e pacientes da terrível epidemia. Uma série de eventos inesperados o encurralou naquele lugar e o fez duvidar do significado de sua missão inicial, suas crenças e finalmente sua fé. Classificada como um filme de terror é mais um filme de mistério que conta com recursos técnicos e efeitos especiais que lhe dão um clima especial.


17h: Milonga / Tango na Rua, por “Tango na Rua”
Milonga é um evento em que as pessoas se reúnem para dançar tango. “Tango na Rua” é uma organização que organiza milongas em diferentes locais públicos da cidade e convida os amantes do tango a dançar livremente. Todos são convidados a participar desta festa popular!

 

Programação gratuita