Os Impactos das Mudanças Climáticas na Vida - Unesp e Ecofalante

Unesp e Ecofalante realizarão debate sobre ações sustentáveis

“Os Impactos das Mudanças Climáticas na Vida”

A apresentação do documentário "Obrigado, chuva" marca o início da parceria entre a Universidade e a organização não governamental.

A Pró-reitoria de Extensão Universitária da UNESP em parceria com a ONG Ecofalante, tem o prazer de convidá-los para assistir ao documentário "Obrigado, Chuva" (Thank you for the Rain), da diretora norueguesa Júlia Dahr.

O audiovisual será o ponto de partida para o debate entre a professora Fernanda Mello Sant'Anna, do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Unesp – câmpus de Franca – e o também professor de Relações Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa e documentarista independente, Marcos Farias Ferreira.

A exibição do longa-metragem e conversa com os pesquisadores serão realizadas na Biblioteca Mário de Andrade, no próximo dia 11 de Agosto de 2018, das 15h às 18h.

O documentário "Obrigado, Chuva" é uma produção norueguesa britânica de 2017 com 87 minutos. Ela retrata a história do pequeno agricultor queniano, Kisilu, que, durante cinco anos, usou uma câmera de vídeo para registrar os impactos das mudanças climáticas na vida de sua família e de sua comunidade. Após ter a casa destruída por uma tempestade, decide formar um movimento para lutar contra os impactos dos novos fenômenos climáticos. A produção foi premiada no IDFA - Festival Internacional de Documentário de Amsterdã – Holanda, no CinemAmbiente – Itália, no CPH:DOX – Dinamarca, Hot Docs – Canadá e no Festival do Rio – Brasil.

A atividade marca o início da parceria entre a Unesp e a Ecofalante. O convênio assinado entre as duas instituições visa oferecer espaços de reflexão ao público sobre importantes temas da atualidade, por meio da difusão de conteúdos audiovisuais nacionais e estrangeiros de ótima qualidade. Todos ligados ao desenvolvimento sustentável.

O acordo prevê ainda a disseminação de conteúdos audiovisuais do catálogo da 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental nas unidades da Unesp, cujosdireitos autorais estejam liberados para circulação.

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) é uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras, com destacada atuação em ensino, pesquisa e extensão que é diálogo direto com a comunidade externa. Criada em 1976, a partir de institutos isolados de ensino superior que existiam em várias regiões do estado de São Paulo, a Universidade tem 34 unidades de ensino e pesquisa distribuídas por 24 cidades; 22 no Interior, uma na capital e outra no litoral, em São Vicente. A instituição é pública e gratuita, mantida por meio de recursos provenientes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), transferidos pelo Governo do Estado de São Paulo.

A Ecofalante é uma ONG socioambiental fundada em 2003 que atua na área da cultura - em especial com cinema - e da educação, seus projetos são desenvolvidos por meios de uma rede de parcerias. Seu principal projeto é a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que ocorre todo ano em São Paulo e faz itinerâncias pelo país. A partir da curadoria da Mostra, a Ecofalante desenvolve uma série de projetos ao longo do ano na área de educação, exibindo filmes, organizando debates e realizando formações de professores em escolas, universidades e equipamentos culturais.


Quando: 11/08, às 15h
Local: Auditório- 1º andar