Encontros Literários na Biblioteca Mário de Andrade

1º Encontro- 12/6

Tema: UMA JANELA PARA A LITERATURA

É uma abordagem geral sobre a importância da literatura no desenvolvimento humano. Não só a transmissão de conhecimento, mas também os benefícios, inclusive, para a saúde que o ato de ler uma história de ficção provoca no ser humano.

Grande parte do encontro será dedicada ao resgate de importantes conceitos literários e ao que é literatura, onde serão abordados os seguintes temas:

- Conceitos de literatura
- Como a literatura se relaciona com outras artes e campos de estudo
- Um passeio sobre os gêneros literários – Narrativo, lírico e dramático

2º Encontro – 26/6


Tema: COREAD LITERATURA E EMPATIA

CoRead é: Compartilhar, Ouvir, Refletir, Encontrar, Ampliar, Descobrir.

CoRead Literatura e Empatia é um workshop inovador, criado e desenvolvido para promover a literatura de ficção pela Buki. A empresa oferece experiências literárias com o objetivo de provocar a reflexão sobre as questões humanas, a partir da leitura, do pensamento crítico, das ideias e ideologias das histórias e personagens literários.
Autores a serem trabalhados: Antonio Prata, Ian McEwan, Xico Sá, David Foster Wallace e Michel Laub.

Importante: Não há necessidade de leitura prévia. Os textos serão distribuídos durante o encontro.

Sobre as coordenadoras / facilitadoras:

Raquel Oguri: Trabalhou por 20 anos na área de marketing de empresas como Grupo Multiplan, Tv Globo e Alpargatas. Em 2011, dois anos após migrar para São Paulo, lançou o "Manual de Sobrevivência em São Paulo – um guia para cariocas e afins", definido pela editora Casa da Palavra como "o primeiro manual antropológico da cidade". Em 2016 lançou o livro "A Cara do Rio" em parceria com o empresário Ricardo Amaral, um trabalho de resgate de preciosas memórias da cidade com um olhar bem humorado sobre o passado. http://www.esextante.com.br/autores/raquel-oguri

Roberta Paixão: Jornalista formada na PUC-Rio, trabalhou nos jornais Tribuna da Imprensa, Última Hora, O Dia e entrou na Revista Veja. Ficou 5 anos na revista e saiu para fazer mestrado em Marketing. Voltou ao Brasil e criou a Espalhe, primeira agência de marketing de guerrilha do Brasil, onde permaneceu por 13 anos, até vender a empresa para a agência de publicidade Publicis Groupe. Roberta cursa pós-graduação Formação de Escritores no Instituto Vera Cruz e neste ano seu conto "Pandorgas" ficou em quarto lugar do prêmio Off Flip de Literatura.

Evento gratuito

Clique aqui e se inscreva para o dia 12/06

Clique aqui e se inscreva para o dia 26/06