As margens do Cânone Ocidental Machado de Assis e Jan Neruda

Encontro literário sobre Machado de Assis e Jan Neruda com Šárka Grauová, presidente da Sociedade tcheca de língua portuguesa

Jan Nepomuk Neruda (Praga, 1834 – 1891) foi um poeta, contista, dramaturgo e novelista tcheco, um dos principais representantes do realismo tcheco e membro da chamada Escola de Mayo. Sua obra mais reconhecida é Contos de Malá Strana (1877) foi traduzido para o português com o título “Vestígios de Praga” em 2011. 
Neruda mostra o cotidiano da Malá Strana, bairro da Praga de classe média A partir de histórias do dia a dia, um belo e colorido retrato da Praga de fins do século XIX, Jan Neruda nos mostra o cotidiano da Malá Strana, bairro de classe média da época. As histórias v?o do trágico ao cômico, desde pequenos dramas e desentendimentos de um grande conjunto de prédios residenciais, passando pelos dois homens que por vários anos encontravam-se no café todos os dias mas n?o se falavam, até a irônica e triste história do mendigo que morreu de fome por ser acusado de ser clandestinamente rico. Seu nome serviu de inspiraç?o para o nome de pena do escritor chileno Pablo Neruda. 

Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 1839 – 1908) foi um escritor brasileiro, considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores um dos maiores nomes da literatura do Brasil. 

Quando: 21/05, às 19h

Local: Sala do terraço- 3º andar