Virada Cultural na BMA

Teatro, Leitura e Música

Instalação Hilda Hilst- 19 e 20/05, início às 18h

Trata-se de uma ocupação na Biblioteca Mário de Andrade que pretende proporcionar ao público da Virada Cultural uma experiência imersiva no universo da escrito Hilda Hilst e sua relação com o também renomado escritor Caio Fernando Abreu. Hilda foi uma ficcionista, cronista, dramaturga e poeta brasileira, considerada pela crítica especializada uma das maiores escritoras da língua portuguesa do século 20. Dona de uma linguagem inovadora e abrangente, Hilda produziu mais de quarenta títulos, entre poesia, teatro e ficção, e escreveu por quase 50 anos, recebendo importantes prêmios literários do Brasil.
 

Sábado- 19/05

O Caderno Rosa de Lori Lamby com Bete Coelho e Iara Jamra, às 18h

Duração: 60 minutos

Lori é uma menina de oito anos que escreve em um caderno rosa suas fantasias sexuais. O que vem a ser uma impossibilidade por definição se concretiza no mundo da fantasia literária de Hilda Hilst. E é nessa fronteira onde se encontram a irrealidade, o tabu, o desejo e a inocencia da imaginação infantil que o texto genial de Hilda se constrói. O ato sexual é descrito pela primeira vez desprovido de todo pathos, de toda a maldade, como se o gozo e a inocencia fossem identicos, como se, por um instante nossa consciencia fosse transportada ao paraíso, ao antes da queda.”

Elenco: Iara Jamra

Direção: Bete Coelho

Encontro de escritoras, com Fernanda Morse, Julia de Souza e Sofia Mariutti, às 20h
 

A obscena Senhora D, às 22h

Duração: 60 minutos

Hille, apelidada pelo marido Ehud de Senhora D, D de Derrelição, aos sessenta anos decide viver num vão de escada,onde se entrega a uma busca incessante pelo sentido das coisas. em seu espaço diminuto, na companhia de peixes do papelão que habitam um aquário, em meio a palha e terra, a Senhora D  revive momentos da relação com o marido, recentemente falecido. A Senhora D, busca a compreensão do sagrado através da enigmática imagem de um menino-porco e chafurda os limites da sanidade ao confrontar-se com a velhice, o abandono, a ruína, o absurdo contido na sucessão dos dias e a própria morte.

Elenco: Suzan Dasmaceno

Direção: Rosi Campos

OSMO, 23h59

Duração: 60 minutos

OSMO é um serial killer com pretensões literárias e está mergulhado na difícil e intrincada tarefa de contar sua história, quando é interrompido pelo telefonema de uma amiga que o convida para dançar. Esse é o ponto de partida do espetáculo, com direção de Susan Damasceno, atuação de Donizeti Mazonas e participação especial da atriz Érica Knapp.

Elenco: Donizete Mazonas
Érica Knapp Direção: Suzan Damasceno

 

Domingo- 20/05

Hilda Hilst e Caio Fernando Abreu, às 2h

Duração: 60 minutos

No show "CANTOS DE ENCANTO E DESENCANTO", o cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical paulistano Leo Cavalcanti interpretará canções de sua autoria - algumas inéditas e outras de seus dois discos - "Religar” (2010) e "Despertador" (2014) - trazendo também poemas e textos de Hilda Hilst e de Caio Fernando Abreu. Entre os temas abordados, a angústia do devir e a solidão da contemporaneidade- tão presentes na obra de Caio- a transfiguração, a metamorfose e a busca pelo encontro do essencial- recorrentes na obra de Hilda- e o erotismo, tão presentes nas duas obras, se conectam com o existencialismo característicos das composições de Leo. Com sua voz e violão e também com sampler, percurssões acústicas e efeitos eletrônicos, Leo tecerá uma jornada lírica e musical numa apresentação inédita.
 
Regina Duarte lê Caio Fernando Abreu, às 12h

Duração: 60 minutos

Regina Duarte e Caio Fernando Abreu possuem forte ligação. Frequentavam um a casa do outro. A Virada Cultural promove esse reencontro colocando a atriz para ler grandes contos do extraordinário Caio. São eles: Terça Feira Gorda, A Dama da Noite, Morangos Mofados e Uma história de borboletas.

Ame-se Quem puder-  Participação especial de Zezé Motta e Cida Moreira
 , às 14h

Duração: 60 minutos

Trata-se de uma obra com desejo de mundo que fala das relações humanas e amorosas através de canções. Com a obscuridade dos tempos e o contexto político atual, é preciso falar da liberdade, com todo amor e intensidade que merecemos.
O repertório do show conta com canções autorais baseadas nos encontros e desencontros de um cotidiano improvisado. Os artistas convidam o público a se atentar à música e à poesia, em particular com a literatura de Caio Fernando Abreu e sua crônica “Pequenas Epifanias”.
 
Deus deve estar distraído
, às 16h

A Cia Teatro Enlatado e o diretor Nelson Barkerville se unem para a montagem inédita de um monólogo a partir do conto Creme de Alface de Caio Fernando Abreu. A peça, com interpretação da atriz Maira de Grandi. trata da necessidade de afeto em contraponto à vida urbana tão superficial e concreta. A falta de tempo, a urgência de pagar as contas e a necessidade de consumo em oposição ao sonho do amor, o sonho de ter a sensualidade e a franja da Jane Fonda O espetáculo conta com a trilha de Alexandre Rosa executada ao vivo.

Elenco: Maíra Di Grandi
Direção: Nelson Barskeville

Elenco do fime Unicórnio lê Hilda Hilst
- às 18h

Duração: 60 minutos

Na ocupação Hilda Hilst e Caio Fernando Abreu, o elenco do filme Unicórnio e seu diretor leem dois contos da grande escritora brasileira que inspira o roteiro do filme: Matamouros e Unicórnio. O olhar atento de Eduardo Nunes logo captou a narrativa imagética de Matamouros entre as páginas de "Tu não te moves de ti", leitura que aconteceu pela primeira vez há cerca de de quinze anos debutante com a obra de Hilda Hilst.