Esquenta Miolos

                   

 

 A semana prévia à feira Miolo(s) vai ser animada: de segunda a sexta-feira, sempre às 19h na Biblioteca Mário de Andrade, teremos encontros, debates e oficinas sobre o universo da arte gráfica. Será uma chance para refletir sobre o ofício, discutir sobre a produção atual.

As atividades são gratuitas, porém as vagas em alguns casos são limitadas. Fique de olho neste evento pois postaremos os formulários de inscrição primeiro por aqui : )

segunda-feira, 6 de novembro
EDITAR É PRECISO, VIVER TAMBÉM É PRECISO
Publicar livros é um ofício antigo, porém cheio de percalços contemporâneos. Neste encontro que abre o ciclo Esquenta Miolo(s), João Varella e Cecilia Arbolave compartilham algumas lições aprendidas em cinco anos de editora Lote 42 e três de Banca Tatuí. Ambas são iniciativas independentes, sem vínculo com grandes empresas ou investidores. Uma conversa franca sobre erros e acertos que podem ajudar de iniciantes a veteranos desse campo artístico.
(inscrições em breve)

terça-feira, 7 de novembro
MORRIS COX DE PERTO
A Miolo(s) presta homenagem em 2017 ao inglês Morris Cox (1903-1998), um autor-editor-impressor que até hoje continua relativamente ignorado. O pouco que se conhece é graças a alguns fervorosos admiradores, entre eles Gustavo Piqueira, que organizou uma mostra dedicada a contar a história do artista. Entre 1957 e 1983, Morris Cox publicou 35 livros de uma elegância sublime pela sua editora Gogmagog Press. E ele não apenas publicou senão que escreveu, ilustrou, diagramou e imprimiu sozinho usando máquinas e matrizes de impressão construídas por ele. No segundo encontro do Esquenta Miolo(s), o autor e designer Gustavo Piqueira mostrará os livros que farão parte da mostra e contará as ousadias gráficas que este artista encarou.
(inscrições em breve)

quarta-feira, 8 de novembro
SEGUIR A FIBRA DO PAPEL
Com técnicas e ferramentas antiquíssimas e novíssimas à disposição, as possibilidades da arte gráfica se multiplicam. Dominar os principais elementos que constituem um livro é essencial para quebrar as regras e empurrar os limites desse meio. Nesta oficina, Estela Vilela ressalta a importância da encadernação, dos acabamentos, dos tipos de papel, da importância da orientação da fibra, entre outros aspectos, para alcançar acabamentos primorosos nas publicações.
(inscrições em breve)

quinta-feira, 9 de novembro
O X DA XILOGRAVURA
Coordenada pelo artista gráfico Gilberto Tomé, a oficina de gravura em relevo apresentará os princípios do corte e da impressão de matrizes de madeira em pequenos formatos, através das ferramentas e materiais básicos de trabalho, além de uma breve contextualização histórica da xilogravura.
(inscrições em breve)

sexta-feira, 10 de novembro
FEIRAS, FARRAS E AFINS -- PRÓXIMOS CAPÍTULOS DE UMA CENA SEM ROTEIRO
Os meios de circulação das publicações independentes -- sejam feiras ou espaços fixos -- permitiram o fortalecimento de uma nova geração de produção de arte impressa. Para encerrar o Esquenta Miolo(s) e na véspera da feira, haverá um grande debate com editoras e artistas sobre o momento que vivemos. O que está sendo feito em termos de produção, quais são os grandes saberes ou pequenos macetes que um pode ensinar ao outro. E in vino veritas.
(debate aberto)