Exposição "Enquanto Isso"

de Fernando Vilela

Os desenhos e pinturas de Fernando Vilela apresentam narrativas que se acumulam, se sobrepõem e gritam. Permeados de acontecimentos e memórias, os fragmentos embaralhados de histórias cotidianas, atravessados pela violência, trazem a síntese de um pensamento gráfico, no qual a cidade, o convívio, a agressividade e a crueza da vida se dão em desenhos (à carvão, nanquim e óleo – Enquanto isso), em instalação (Coleção 1968-1973) e em objetos (Arsenal).

Com densidade, antagonismos e complementos explícitos – como guerra e paz, silêncio e explosão – esses trabalhos dão forma a complexos mundos internos, do prosaico ao sublime. As perguntas de Vilela se movem em direções variadas, repletas de indignação. A assertividade livre no uso das linguagens faz com que cada assunto se desdobre para além dos suportes utilizados.

O imaginário do artista, forjado na belicosidade da ditadura, encontra ecos no mundo do pré-guerra com as touradas de Lorca ou as urgentes questões do mundo contemporâneo – dos conflitos, passando por Alepo, Síria ou Turquia – no entanto, nenhum desses fatores históricos contextualizam seu trabalho. Eles representam, na verdade, um chamamento de fúria e de desejo – de atenção e de movimento em direção ao desconhecido.
(Rodrigo Villela - Curador e Gestor Cultural)

Realização: Galeria Marcelo Guarnieri

Visitação: das 8h às 20h (hall e sala oval)

Período: 27/11/2018 a  24/02/2019

Entrada gratuita

Clique aqui e faça download do catálogo da exposição

Imagem de divulgação com o título da exposição "Enquanto isso" e nome do artista "Fernando Vilela", ambos na cor preta. Do lado esquerdo há uma ilustração em preto e branco, de partes de um rosto, de instrumento que assemelha-se a um saxofone e  imagem de uma borrão.