Biblioteca realiza exposição de livros doados diretamente da cidade Xangai, na China

A exposição Janelas de Xangai, que ocorre entre os dias 24 e 29 de outubro, será uma oportunidade para conferir as obras doadas pela Biblioteca de Xangai, na China, à Biblioteca Mário de Andrade.

Share/BookmarkCompartilhe

O acordo entre as duas bibliotecas prevê a doação anual de 100 títulos visando a atualização permanente da coleção. O projeto Janelas de Xangai visa promover o entendimento entre os povos e culturas por meio de doações de livros a importantes bibliotecas do mundo, especialmente àquelas que atuam em ambientes multiculturais, como a cidade de São Paulo.

A coleção recebida abrange principalmente livros publicados em inglês ou bilíngues (inglês e mandarim). Há poucos livros só em mandarim e alguns em outros idiomas (francês, espanhol, etc).

Os assuntos cobrem história, arte, arquitetura, culturas populares, política, ciências sociais, culinária, turismo e viagens, ensino de línguas, dentre outros. Todas as obras tratam do passado e do presente da cidade de Xangai e da China

Há livros sobre filosofia e religião como Taoísmo e Islamismo na China, escritos, respectivamente, por Wang Yi`e e Zhang Guanglin (China Intercontinental Press, 2005). Também é possível encontrar livros de fotografia que descrevem a história da muralha da China, como, por exemplo, The great wall revisited: from the jade gate to old dragon`s head, de William Lindesay (China Intercontinental Press, 2007).

A exposição faz parte da programação da Semana de Xangai em São Paulo, que ocorre no Centro Cultural São Paulo, com a realização da Prefeitura de Xangai e da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Os livros estarão expostos de segunda a sábado, das 8h30 às 20h30, no espaço da Biblioteca Circulante,
Coleção Geral e na Sala de Artes. Confira!