Instalação: NOSOTROS HABLAMOS LA MISMA LENGUA

 Com a instalação "NOSOTROS HABLAMOS LA MISMA LENGUA", Ana Teixeira traz para a sala Tula Pilar uma obra sonora e visual com a qual os visitantes poderão interagir.

Para criar esta obra, Ana selecionou do dicionário espanhol-português todas as palavras com igual grafia e significado em ambos os idiomas.

São 2613 palavras que revestem um cubo em cujo tampo está um livro de páginas tripartidas que podem ser manipuladas, contendo 99 das palavras, separadas em substantivos, verbos e advérbios. Cada parte pode ser folheada individualmente, possibilitando a formação de frases em centenas de combinações diferentes.

Instalado no centro da sala, o cubo pode ser pensado como um pequeno monumento a celebrar os idiomas português e espanhol em suas imbricações semânticas, resquícios da origem única das duas línguas.

Nas paredes serão adesivadas algumas das dezenas de frases possíveis de serem formadas com as palavras que estão no Cubo-Livro.

Um áudio instalado na sala reproduz todas as palavras pronunciadas, simultaneamente, em espanhol e português. A sonoridade destas duas línguas sobrepostas preencherá o espaço, denunciando o que as outras partes da obra não esclarecem totalmente: que são dois os idiomas.

NOSOTROS HABLAMOS LA MISMA LENGUA
Instalação de Ana Teixeira
6 de julho a 8 de setembro