Feira Miolo(s)

Maior evento de arte gráfica independente do Brasil, a Miolo(s) é uma parceria da Biblioteca Mário de Andrade com a editora Lote 42. O evento chega em 2022 à sua nona edição, voltando ao formato presencial, ainda que continue com atividades online.

Com entrada gratuita, a feira presencial ocorre nos dias 5 e 6 de novembro, das 11h às 19h, com mais de 190 editoras, artistas e coletivos independentes, além de exposição e programação cultural. No dia 2 de novembro, no mesmo horário, acontece a feira virtual, quando mais 30 artistas participam realiza leituras, performances e demonstrações de processos gráficos em transmissões no Instagram.

A Miolos deste ano é dedicada ao livro "La Prose du Transsibérien et de la petite Jehanne de France" ("A Prosa do Transiberiano e da pequena Jehanne de França"), criação da pintora ucraniana Sonia Delaunay-Terk (1885-1979) em parceria com o poeta suíço Blaise Cendrars (1887-1961). Uma exposição com curadoria de Gustavo Piqueira sobre esse livro raríssimo - que faz parte do acervo da Biblioteca - ocupa a sala Tula Pilar, no térreo da nossa instituição, e poderá ser visitada durante a feira. 

Outra atração da Miolo(s) é o ciclo Fala Miolo(s), um espaço para a circulação de ideias e vozes diversas da cena da arte gráfica contemporânea, que desta vez terá dez palestras inéditas de 50 minutos no auditório da Mário.

A Miolo(s) começou sua programação oficial a partir desta segunda, com o ciclo de formação Esquenta Miolo(s), com oficinas de impressão, visitas guiadas à exposição e encontros entre publicadores totalmente gratuitos aos interessados, mediante inscrições.

A grade de programação da Miolo(s) – feira, feira virtual, Esquenta Miolo(s) e Fala Miolo(s) -, a relação de participantes e os devidos links de inscrições podem ser acessados no site oficial da feira: https://www.feiramiolos.com.br/