Literatura no vestibular: FUVEST e UNICAMP

Mário oferece aulas gratuitas sobre livros cobrados nas provas de ingresso de duas das mais importantes universidades do estado

Vestibulanda e vestibulando, a partir desta quinta, dia 11, começam as nossas aulas gratuitas e presenciais dedicadas às leituras obrigatórias da FUVEST e da UNICAMP.

O professor responsável pelo projeto é ninguém menos que Frederico Barbosa, poeta e professor de literatura – com passagem pelo colégio Equipe e pelo cursinho do Anglo e da Poli -, além de autor de livros didáticos e organizador de coleções literárias.

Em 10 encontros com duas horas de duração cada, são abordados aspectos fundamentais das obras escolhidas, seja em relação ao estilo da escrita, à biografia dos autores e ao contexto histórico dos textos.

Livros como “Niketche”, de Pauliza Chiziane, são parafraseados, analisados e interpretadaos, com o auxílio de músicas, vídeos e obras das artes visuais. Durante as aulas o professor também resolve e comenta exercícios de provas anteriores.

O primeiro encontro, que acontece nesta quinta, às 19h, no auditório da Mário, é dedicado à “Alguma Poesia”, de Carlos Drummond de Andrade. As senhas começam a ser distribuídas sempre com uma hora de antecedência da atividade, na recepção da Biblioteca.

Como no Youtube da Mário já estão disponíveis diversas aulas sobre livros que continuam a ser exigidos por esses vestibulares, demos prioridade aos textos que ainda não tinham sido analisados ou que costumam oferecer mais dificuldade aos estudantes.

Segue abaixo o cronograma dos encontros:

Fuvest 2023

11/08 "Alguma Poesia", Carlos Drummond de Andrade
18/08 "Mensagem", Fernando Pessoa
25/08 "Terra Sonâmbula", Mia Couto
01/09 "Nove Noites", Bernardo Carvalho

Unicamp 2023

08/09 "Carta de Achamento do Brasil", Pero Vaz de Caminha
15/09 "Bons dias", Machado de Assis
22/09 "O ateneu", Raul Pompeia
29/09 "A falência", Júlia Lopes de Almeida
06/10 "Tarde", Olavo Bilac
13/10 "Niketche – uma História de Poligamia", Paulina Chiziane