Manhãs de sábado: Inventando nomes com Ruth Rocha - Oficina

Em oficina infantil inspirada no livro "Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias", crianças reinventam nomes para os objetos do cotidiano

De onde vem o nome das coisas? Há alguém que escolheu as palavras que utilizamos? E com qual critério?

Perguntas como essas são o ponto de partida desta oficina infantil coordenada pela artista-educadora Katia Lazarini, em que os participantes são estimulados a refletir criativamente sobre os nomes das coisas, assim como o garoto Marcelo do livro “Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias” (1976), de Ruth Rocha. 

Nesta obra que se tornou um verdadeiro clássico da literatura infantil brasileira, o personagem principal causa um grande alvoroço na família quando decide modificar os nomes dos objetos do seu cotidiano.

A partir de uma de uma leitura dramática da obra, os pequenos são também convidados a inventar e reinventar o nome de objetos - tais como travesseiro, chaleira, bola e guarda-chuva –, expostos no espaço da oficina como se fossem obras de arte. 

Não é necessário se inscrever para participar da oficina, que acontece nos dias 6, 13, 20 e 27 de agosto, aos sábados, às 10h.