PREFEITURA DE SÃO PAULO

Exposições: ALEX FLEMMING - O Mapa da Mina

No ano do bicentenário da independência, artista brasileiro radicado em Berlim questiona sistema de exploração das riquezas mineiras do Brasil

01/08/2022 12h00

Dia 30 de julho, sábado, às 11h, acontece a abertura da exposição "ALEX FLEMMING: o Mapa da Mina", que a Mário tem a alegria de receber até 28 de agosto. Não é necessário se inscrever para o evento, que contará com a presença do artista.

A exposição é composta por uma série de obras feitas em chapas de madeira, recortadas no formato do mapa do Brasil e cravejadas de pedras nativas como topázios, opas, rubilitas e kunzitas. No ano do bicentenário da independência, tal cartografia carrega uma profunda potência estética e política. 

Com o trabalho, Flemming reflete sobre as riquezas geradas no solo do Brasil, suas formas de extração e a má distribuição de renda decorrente do processo. "Desde nossa colonização o extrativismo gera fortunas que vão para os bolsos de uma minoria, escancarando a desigualdade da população", afirma o artista. 

Ao trabalhar com o mapa do país, o artista também faz pensar sobre pertencimentos e deslocamentos. Residente na Alemanha desde 1991, o tema é especialmente caro a Flemming, brasileiro de origem. 

Artista multimídia, Alex Flemming transita pela pintura, gravura, instalação, desenho, colagem, escultura e fotografia, criando sobre "superfícies não tradicionais", como ele próprio define. Em mais de 40 anos de carreira, suas obras foram expostas em diversas instituições nacionais e internacionais e também foram tema de diversos livros.

É de sua autoria a obra no vidro da fachada da Biblioteca, composta por 16 retratos coloridos e instalada em 2016.